POLÍCIA MILITAR ATUA NA SEGURANÇA DE EVENTOS RELIGIOSOS
A Polícia Militar do Pará atuará neste domingo, 25, com efetivo de 100 homens para garantir a segurança da procissão do 60° Círio de Nossa Senhora das Graças, no distrito de Icoaraci.
A procissão tem previsão de iniciar logo após a santa missa, celebrada às 07:00, na capela de São Sebastião, localizada na orla do distrito.
O policiamento também será feito no sábado, 24, na Trasladação. Segundo o coordenador da operação, major Sidon, cada cortejo contará com 100 policiais, além de seis viaturas e 10 motocicletas para dar apoio à ação. “Iremos percorrer todo o trajeto das duas procissões e faremos também o policiamento ao redor da área onde o cortejo passar. No caso do Círio de Icoaraci, por ser um percurso pequeno, o número de ocorrências é praticamente zero. É muito raro acontecer algo que ameace a segurança dos devotos”, ressalta o major.
POLICIAIS MILITARES DO PARÁ EM ATUAÇÃO |
O trajeto de cinco quilômetros deve durar 3 horas e se encerrará com outra missa, celebrada na Igreja Matriz, da paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. A cerimônia religiosa será presidida pelo bispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico.
A Polícia Militar também garantirá o policiamento ostensivo das festividades de Nossa Senhora da Conceição, em Abaetetuba, popularmente conhecidas como Festa da Conceição. O evento será aberto neste sábado, 24, e se estenderá por 15 dias.
Ao todo, 245 homens trabalham nas operações realizadas neste período. Durante a Trasladação e Procissão, realizadas neste sábado, 24, e domingo, 25, 50 homens farão a segurança durante cada trajeto. Uma equipe de oito PMs acompanha em um lancha todo o trajeto da Romaria Fluvial, que acontece neste sábado pela manhã.
Segundo o coordenador das operações, major Luiz, o policiamento no entorno do Arraial de Nossa Senhora de Conceição, na Praça Matriz, será feito por quatro policiais a pé, duas viaturas com três PMs cada e duas motocicletas. Um PM box será instalado no local para atender as ocorrências.
“As romarias realizadas são tranquilas e quase não acontecem problemas. As ocorrências acontecem mais durante as festividades na Praça Matriz. Os problemas principais são som alto, presença de menores de 18 anos e consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, relata o major Luiz. O serviço de segurança também contará com apoio da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Comentários