PRESOS ACUSADOS DE ESTUPRAR ADOLESCENTE EM BELÉM
A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA), do Programa Pró-Paz da Santa Casa, formada pelos investigadores Bandeira e Peixoto, deram cumprimento, nesta segunda-feira, 26, aos mandados de prisão de Antônio Roberto Freitas Dantas, 29 anos, e Diego Rodrigues Pereira, 25. Os dois são acusados de abusar sexualmente uma adolescente de 14 anos. O crime ocorreu em uma casa abandonada no bairro do Guamá, em Belém, em 2009. O caso veio à tona, em junho do ano passado, quando imagens do crime passaram a ser enviadas para vários telefones celulares e chegaram a ser veiculadas por uma emissora de televisão local. Os acusados, segundo a denúncia, estavam ao lado de mais três adolescentes no ato criminoso.
As ordens de prisão foram expedidas pela Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes da Capital com base nas provas coletadas durante as investigações. Os acusados foram presos, em suas casas, no Guamá. A adolescente foi atendida no programa Pró-Paz, do Governo do Estado, em que ela recebeu atendimento psicológico e social, e passou por exames e perícias médicas. O crime foi, na época, filmado por um dos envolvidos na violência sexual. As imagens, posteriormente, foram reproduzidas e enviadas a diversos telefones celulares. Meses depois, as imagens chegaram a ser divulgadas em reportagens de televisão. O crime foi denunciado inicialmente à Seccional Urbana do Guamá, de onde a denúncia foi encaminhada para apuração na DEACA, sob presidência da delegada Nadiana Cavaleiro.
Segundo a delegada, o procedimento policial para apurar o caso foi tombado, na Delegacia, em janeiro deste ano. A policial civil representou pela custódia preventiva dos acusados, que, agora, foi cumprida. Ela conta que o trabalho investigativo deixou bem clara a participação dos acusados. As imagens do crime foram anexas aos autos da investigação criminal, bem como os laudos e exames. Segundo a delegada, os acusados conseguiram atrair a vítima até a casa abandonada, pois a conheciam do bairro. Elas a induziram a ir até a casa abandonada e ali a embriagaram com bebida alcoólica. Outro envolvido no crime já estava preso anteriormente. Antônio Roberto e Diego já estão recolhidos no Sistema Penitenciário do Estado à disposição da Justiça. As imagens dos presos não foram divulgadas.
Comentários