CHAVES (PA): POLICIAIS APREENDEM 900 KG DE PALMITO

Uma investigação coordenada pela equipe da Delegacia da Polícia Civil, em Chaves, no arquipélago do Marajó, resultou na apreensão de 900 quilos de palmito e de uma embarcação que era utilizada para transportar o produto florestal extraído na região. Nove pessoas foram indiciadas como responsáveis pelo crime ambiental pelo delegado Edgar Henrique Monteiro. A ação policial foi deslanchada ontem, dia 25, de forma conjunta pelas Polícias Civil e Militar. Dentro da embarcação, foram apreendidos instrumentos utilizados para o desmatamento. Conforme o delegado, as pessoas detidas são moradores de Afuá, também no Marajó, situado na fronteira com Chaves. 

PALMITO APREENDIDO
Eles atuam na extração do palmito em terrenos abandonados, de onde extraem grande quantidade do vegetal e deixam grandes áreas devastadas. "Calcula-se que só no município de Chaves a quadrilha desmatou em três dias cerca de cem hectares, somente para extração do palmito", assevera o delegado. Após a extração, o grupo levava o palmito para ser beneficiado na fábrica "Exportadora da Ilha", de propriedade de Dirceu Silveira, localizada no município de Afuá. Segundo as provas já colhidas nos autos, pode-se afirmar que o crime ocorria sob ordens do proprietário da empresa que também era dono da embarcação utilizada para transportar o palmito. 

A Polícia Civil prosseguirá as investigações para tentar localizar Dirceu Silveira que já está indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, exploração econômica e degradação de floresta nativa em terras devolutas, cuja pena pode chegar até sete anos de reclusão, além de multa. A Polícia Civil em Chaves prosseguirá no combate a este tipo de crime que, além de causar imensuráveis danos ao meio-ambiente, sacrifica a população ribeirinha que extrai o açaí para consumo diário, fazendo dele seu principal alimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"