ESTUPRO DE VULNERÁVEL: PRESO POR ORDEM JUDICIAL EM BELÉM
A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA), sediada no Programa Pró-Paz anexo à Santa Casa, cumpriu no dia 24 um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça contra José Augusto Silva dos Santos, 43 anos, indiciado por crime de estupro de vulnerável. A ordem de prisão, decretada pelo juiz de Direito substituto da 5ª Vara Penal de Ananindeua, Antônio Fernando de Carvalho Vila, foi cumprida pelos investigadores Antônio Sérgio Marques Peixoto e Eduardo Bandeira Neto, da DEACA, unidade vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil. José Augusto é acusado de violentar sexualmente a criança oito anos de idade, cujo inquérito teve presidência da delegada Aline de Nazareth Oliveira Hollanda.
![]() |
ESTUPRO DE VULNERÁVEL |
Nos autos, consta que a vítima morava com a avó paterna desde bebê e que o acusado era companheiro dela. José Augusto, ainda de acordo com as investigações, passou a morar com a avó da vítima quando a criança completou seis anos de idade. Relatos apurados mostraram que o acusado passou a assediar a criança até cometer o abuso sexual por meio de atos libidinosos. Os atos de violência sexual, conforme a apuração, repetiram-se por mais de três vezes. Na última vez, a esposa do acusado o flagrou cometendo os abusos sexuais na vítima.
Além de ser estuprada, a vítima também era ameaçada pelo acusado, o qual dizia para a criança que ela iria para os quintos dos infernos, caso contasse para alguém. Ao ser ouvida pela equipe policial, com amparo de profissionais da área social, a vítima relevou que o acusado também fez ameaças a toda a família da criança para que não revelasse os crimes cometidos por ele. Com base nas provas, que contaram com pericias, a Justiça expediu ordem de prisão contra o indiciado, que agora permanecerá recolhido no Sistema Penitenciário para responder pelo crime.
Comentários