VIGIA DE NAZARÉ (PA): POLICIAMENTO REFORÇADO GARANTE TRANQUILIDADE

Cerca de 150 mil pessoas passam o Carnaval em Vigia de Nazaré, um dos municípios paraenses mais procurados nesta época do ano. A cidade, normalmente pacata, vira um autêntico salão de festas, com foliões por todos os lados. Para garantir a segurança dos moradores e visitantes no período festivo, o policiamento recebeu reforço no efetivo, que atua em várias frentes. Na entrada da cidade é realizada a fiscalização de veículos, em uma ação do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Polícia Militar (PM). A fiscalização dos veículos ganhou a participação de um agente especial, o cachorro Toby, do Canil da PM, que faz o reconhecimento de entorpecentes. 

Eliseu Dias/Ag. Pará
FISCALIZAÇÃO POLICIAL
A esteticista Bárbara Raiol, que estava no ônibus parado na barreira policial para averiguação das bagagens, considerou as ações da polícia importantes para resguardar a integridade física das pessoas. Para ela, a atuação do cachorro treinado agiliza a revista nas bagagens. “Apesar do tempo que a gente perde durante a fiscalização, a ação da polícia é um beneficio para todos nós. Eu me sinto muito mais segura depois do ônibus passar por uma revista como essa. Na minha opinião, o cachorro é a melhor alternativa na fiscalização da bagagem, se não os policiais teriam que abrir uma por uma para ver o conteúdo, e isso demoraria bastante”, ressaltou Bárbara Raiol. O agente do Detran, Ivan Feitosa, disse que apesar do grande fluxo de veículos o trânsito na rodovia de acesso ao município flui com tranquilidade. 

Eliseu Dias/Ag. Pará
ENTRADA DE VIGIA DE NAZARÉ TEM REVISTA POLICIAL
Durante a fiscalização, os agentes do Detran também utilizam o etilômetro (bafômetro) químico. Diferente do etilômetro eletrônico, que mostra no visor o teor alcoólico no organismo da pessoa que sopra o aparelho, o etilômetro químico é uma espécie de balão de gás, inflado pela pessoa que realiza o teste. O ar é projetado para uma peça transparente, com um conteúdo químico, que sofre alteração de cor de acordo com a presença, ou não, de álcool no organismo. “O etilômetro químico tem a mesma qualidade do eletrônico, e é mais uma alternativa que nos auxilia nas fiscalizações. Nós vamos fiscalizar durante todo o período do Carnaval, tanto os veículos que entram, quanto os que saem do município. Também estamos realizando ações dentro da cidade, onde as pessoas acabam sendo mais descuidadas com os equipamentos de segurança e cometem infrações graves de trânsito”, informou Ivan Feitosa. 

Eliseu Dias/Ag. Pará
TRÂNSITO É FISCALIZADO
Estratégia - Além da fiscalização de veículos, algumas estratégias foram utilizadas pela polícia para coibir brigas e ocorrências mais graves. Entre elas está a estipulação de prazo para a realização de festas, permitidas apenas até as 3 horas da madrugada. “Com o horário estipulado a gente evita que as pessoas continuem bebendo na rua até amanhecer. O excesso de álcool é o principal propulsor de confusões, e a gente percebeu que essa estratégia está dando certo. Além disso, estamos desencorajando o uso de garrafas de vidro nos locais com grande concentração de pessoas. Quando a PM encontra alguém com bebidas em garrafas de vidro, oferece garrafas pets ou copos descartáveis para recolher a garrafa de vidro”, informou o delegado Evandro Araújo. 

Eliseu Dias/Ag. Pará
TESTE DE ETILÔMETRO
A Polícia Civil recebeu reforço de quatro investigadores, dois escrivães e um delegado, e também conta com o apoio do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que realiza exame de balística, avaliação de local de crimes com cadáver e contra o patrimônio, e teste de dosagem alcoólica. A perita criminal Yara Lins disse que o trabalho do "Renato Chaves" também está apoiando o esquema de segurança nos municípios de Colares, Santo Antônio do Tauá e São Caetano de Odivelas, próximos a Vigia. “A presença do 'Renato Chaves' nesses municípios agiliza o resultado dos processos. Já fizemos a avaliação de danos contra veículos e imóveis, perícia em armas e constatação de drogas, que resultaram em prisões imediata dos envolvidos”, contou Yara Lins. 

As ações de policiamento em Vigia fazem parte da operação Carnaval na Paz 2013, realizada em todo o Estado, por meio da articulação do Programa Pro Paz com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Estado de Saúde Pública (Sespa), de Estado de Comunicação (Secom) e de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A operação, que conta ainda com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), só será encerrada na quarta-feira de cinzas (14). Texto: Dani Filgueiras - Secom. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"