RETRATO-FALADO: POLÍCIA CIVIL FORNECE CURSO A AGENTES PRISIONAIS
A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), promoveu um curso para agentes prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) sobre a importância da descrição física e facial humana para o sistema de segurança pública. Ao todo, 30 servidores participaram das aulas ministradas pelo chefe do Serviço de Perícia Iconográfica e Retrato Falado, papiloscopista policial Raimundo de Farias, sob supervisão da Divisão Técnica da DIDEM. O treinamento aconteceu, durante uma semana, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), onde os agentes utilizaram, no curso, as informações contidas no Siscop (Sistema de Controle Penitenciário), onde estão as fichas dos internos da Susipe, com dados como nome, tipo sanguíneo, nomes de pai e mãe, escolaridade, cor da pele e de olhos, formato do rosto, possíveis nomes falsos que o preso possa ter utilizado e o cadastro de visitantes.
CURSO |
Os servidores da Susipe conheceram o retrato-falado, que é a representação de uma pessoa por meio de imagem, segundo descrição dos aspectos físicos, faciais e características, visando auxiliar uma investigação policial na apresentação de um rosto semelhante ao do autor do crime.
No curso, foram apresentadas as técnicas usadas para identificação dos rostos. Segundo Raimundo de Farias, o melhor método para descrição de pessoas consiste em começar por elementos gerais, como raça, idade, sexo, estatura, peso e compleição física.
Após isso, deve-se descrever as características específicas, como cor de cabelo, de olhos e da pele; uso de bigode ou barba; condição dos dentes; cicatrizes e marcas; uso de óculos; peculiaridades físicas, tipo e aspecto da roupa.
De acordo com o papiloscopista José Luís Vieira, diretor da Divisão Técnica da DIDEM, a meta do curso não foi ensinar aos agentes prisionais como elaborar o retrato-falado, mas mostrá-los de que forma o procedimento ajuda o trabalho de identificação de criminosos. Nos próximos meses, a Diretoria de Identificação “Enéas Martins” vai promover um curso de capacitação para pessoas que trabalham com carteira de identidade no interior do Estado.
Comentários