POLÍCIA CIVIL INICIA 2ª TURMA DE IDENTIFICADORES CIVIS E CRIMINAIS
A Polícia Civil do Pará deu início, nesta segunda-feira, 08, a mais uma turma do Curso de Capacitação para Identificador Civil e Criminal. É o segundo grupo formado por 30 servidores públicos que trabalham em Prefeituras no interior do Estado a passar, este ano, pelo treinamento promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). A meta é formar, ao todo, 150 novos identificadores, em cinco turmas até junho deste ano, como forma de atender aos convênios firmados entre a Delegacia-Geral e Prefeituras Municipais.
Os identificadores são os servidores responsáveis em prestar o serviço de emissão de carteiras de identidade nos municípios conveniados com a instituição policial. O delegado-geral, Rilmar Firmino, esteve na aula inicial do curso, realizada no auditório B, da Delegacia-Geral.
TURMA DE NOVOS IDENTIFICADORES |
Ao dar as boas-vindas aos alunos, Rilmar Firmino ressaltou o empenho da Polícia Civil em renovar os convênios com as Prefeituras Municipais para continuar a prestar o serviço no interior. O diretor de Identificação da Polícia Civil, papiloscopista policial Ricardo Paula, fez a entrega das credenciais que serão usadas pelos alunos, para ter acesso às dependências da Delegacia-Geral, durante o curso, com uma semana de duração.
Nesta turma, estão presentes servidores municipais de todas as regiões do Pará, como dos municípios de Juruti e Terra Santa, no oeste paraense; Abaetetuba, Bragança e Marapanim, nordeste paraense; São Félix do Xingu, no sul do Pará, e Salvaterra, na ilha de Marajó.
Cursam ainda servidores que trabalham na Diretoria de Identificação, na capital, e no posto de identificação do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NACI), na Câmara Municipal de Belém. Os funcionários municipais atenderão o público em Postos de Identificação, onde farão a coleta dos dados pessoais e recolherão as impressões digitais.
Depois, as informações são encaminhadas ao Posto de Identificação responsável em emitir a carteira na região, onde está situado o município, ou para a Diretoria de Identificação em Belém.
AULA INICIAL |
Por exemplo, as carteiras de identidade solicitadas pela população em Vitória do Xingu são confeccionadas no Posto de Altamira, no sudoeste paraense. Nas aulas, os servidores receberão instruções em geral sobre o serviço de emissão de carteiras de identidades e terão aulas nas disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia, identificação criminal, redação técnica e, por fim, terão estágio supervisionado no prédio da Diretoria de Identificação. As aulas são ministradas pelos servidores da Academia da Polícia Civil: Kleiton Cabral, Wallice Sedovim e Magdala Souza, e da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” da Polícia Civil: Samuel Pinho, Luiz Cláudio Freitas e Doriedson da Silva.
Comentários