SOURE, MARAJÓ (PA): LADRÕES DE PORCOS SÃO FLAGRADOS
Operação comandada pelos delegados Arilson Caetano e Luciano Cunha, da Superintendência Regional dos Campos do Marajó, em Soure, no arquipélago do Marajó, resultou, no último final de semana, nas prisões de cinco pessoas pelo furto de 18 porcos de propriedade da fazenda Santo Antônio, situada na zona rural do município. Os presos são Limarcos de Deus Silva; Luiz Carlos de Jesus da Silva; Luiz Antônio de Jesus Silva; Pedro Paulo Figueiredo da Silva e João Rodrigo Nascimento Ferreira. Os animais foram encontrados no interior de uma embarcação, em que estavam também os acusados. A ação policial contou com equipes de policiais civis, policiais militares, integrantes do Conselho Tutelar, do Departamento Estadual de Trânsito e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO).
PRESOS |
A operação encerrou no domingo, dia 31, e teve a finalidade de manter a paz e a segurança dos moradores em Soure e aos turistas que foram à região para passar o feriado da Semana Santa. Segundo o delegado Arilson Caetano, foram traçadas ações preventivas e ostensivas, na região, destacando a presença da segurança pública nos lugares mais propícios a ocorrências de crimes, como bares, casas de shows e praias. Também foram realizadas abordagens em veículos, na região do Rio Paracauari, que divide a cidade de Soure e Salvaterra. O objetivo é combater crimes como caça de animais silvestres, furtos de gados e outros animais, porte de arma de fogo e tráfico de entorpecentes no rio.
Durante as rondas realizadas na região, em uma lancha, a equipe composta pelo investigador Mauro Begot (chefe-de-operações da Superintendência Regional dos Campos do Marajó), e por uma guarnição da Polícia Militar, formada pelo cabo Oswaldo e pelo soldado Fernandes, observou uma embarcação parada, com cinco pessoas. Durante abordagem e revista, foram encontrados os 18 suínos. Os animais domésticos haviam acabado de ser furtados do interior da Fazenda Santo Antonio, que fica às margens do rio, onde estava o barco. Ao serem interrogados sobre a procedência dos animais, os suspeitos confessaram que eram da propriedade rural. Levados à Delegacia de Polícia, juntamente com os suínos, o grupo foi autuado pelo delegado Arilson Caetano por furto qualificado.
Ainda, durante as ações, na madrugada do último dia 28, policiais civis e militares, conselheiros tutelares e a equipo do Instituto Chico Mendes, abordaram, no rio Paracauari, vários barcos. Em um deles, aproximadamente 50 camaleões vivos foram encontrados. Os responsáveis pela embarcação foram autuados, processados e multados. Já os animais apreendidos foram soltos na natureza pelo ICMBIO. Durante a operação, destaca Caetano, foram flagradas pessoas portando armas brancas em estabelecimentos de diversão pública e em vias públicas pela madrugada, e ainda outras pessoas cometendo desordem e pertubação alheia. Também foram realizadas barreiras em conjunto com o DETRAN, no centro da cidade e nas vias públicas em direção às praias, onde diversos veículos foram fiscalizados e revistados, porém nada de ilegal foi encontrado.
Comentários