POLÍCIA CIVIL CONTA COM PARCERIAS PARA LOCALIZAR CRIANÇAS DESAPARECIDAS
Hoje, 25 de maio, é o dia destinado mundialmente a lembrar dos desaparecidos. A Polícia Civil já conta com uma rede de parceiros para ajudar na divulgação de imagens e informações que ajudem na localização de crianças e adolescentes desaparecidas. Por meio da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), em parceria com uma agência de publicidade, a Polícia Civil já está divulgando, a título de utilidade pública, fotos de crianças e adolescentes desaparecidos em um telão de LED, instalado na Avenida Antônio Barreto, no bairro do Umarizal, uma das principais vias de acesso ao centro de Belém. Quem passar agora pela avenida vai poder visualizar o telão, na esquina com Travessa 14 de Março, as informações e as fotos que estão ao alcance de todos. No mesmo anúncio, as pessoas contarão com informações sobre como prestar a informação sobre o paradeiro dessas pessoas desaparecidas.
É mais um espaço para divulgação dessas informações e mais uma forma de a sociedade poder ajudar na localização de desaparecidos, enfatiza o coordenador do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcade), Edivaldo do Carmo.
Atualmente, em média, 90% dos jovens desaparecidos são localizados pela Polícia Civil. A maioria dos casos de desaparecimentos de jovens é resultado de fugas do lar motivadas por conflitos com os familiares. O Silcade concentra os registros de boletins de ocorrência de desaparecimentos de crianças e adolescentes. No ano passado, foram registradas 679 ocorrências de desaparecimentos de crianças e adolescentes. Destes, apenas três jovens permanecem desaparecidos.
Ainda, conforme os dados do Silcade, de janeiro até maio deste ano, os desaparecimentos de crianças e adolescentes já somam 280 registros de boletins de ocorrência. Destes, 261 já foram localizados, restando portanto 19 desaparecidos.
A maioria dos casos de desaparecimento é de crianças ou adolescentes femininos, que correspondem a mais de 70% das ocorrências registradas na DATA, unidade vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil.
Conforme Edivaldo do Carmo, o índice superior a 90% de localização de jovens é resultado, em grande parte, pela rapidez na comunicação do desaparecimento e pela divulgação da foto do jovem, por meio da imprensa e meios eletrônicos, como a internet. Atualmente, o Silcade conta com parcerias para divulgar fotos de desaparecidos mediante autorização dos pais. Além do apoio da imprensa, outros parceiros são a Junta Comercial do Pará (Jucepa), por meio de seu jornal institucional, e a Cooperativa de Táxis da Praça Eneida de Moraes (Cotapem), que circula com fotos de desaparecidos em mais de 100 veículos na capital e interior. Há ainda a divulgação feita por meio da página do Silcade na internet, por meio do Facebook, e do site institucional da DATA (data.policiacivil.pa.gov.br).
Comentários