POLÍCIA CIVIL INICIA ATENDIMENTO ESPECIAL PARA EMISSÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE
Começou, neste sábado, 25, o mutirão da Polícia Civil para antecipar a emissão das carteiras de identidades que haviam sido agendadas para os meses de julho e agosto, no Posto Central de Identificação, situado na Delegacia-Geral, em Belém. A meta é atender cerca de mil pessoas, até amanhã, domingo. O atendimento no local prosseguirá nos próximos dias 30 e 31, e 1º e 2 de junho, de 8h às 18 horas, para quem já estava previamente agendado. A novidade é que, por determinação do delegado-geral, Rilmar Firmino, será feito um atendimento para as pessoas que precisarem da carteira de identidade para fazer a inscrição para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "Essas pessoas não precisam agendar o atendimento. Basta vir ao Posto Central de Identificação, trazendo duas fotos 3 por 4; certidão de nascimento ou de casamento original e comprovante de endereço, para solicitar o documento", explica Nildo Roberto de Oliveira, chefe do Posto Central de Identificação.
Ainda, segundo Nildo, desde quarta-feira passada, o serviço de agendamento para emissão da carteira de identidade pelo site da Polícia Civil foi temporariamente suspenso, para os atendimentos nos cinco postos de identificação da Região Metropolitana de Belém, onde o atendimento é agendado (Posto Central de Identificação, Galeria BR, Estação Cidadania do Jurunas, Estação Cidadania do Guamá e Unidade Integrada Pro Paz da Terra-Firme). O agendamento deverá voltar ao normal a partir do próximo mês, para que o tempo entre o agendamento e a emissão do documento seja reduzido.
Neste sábado, a rapidez no atendimento ao público chamou a atenção de quem compareceu ao Posto Central de Identificação, na Delegacia-Geral. "Fiquei surpresa com a rapidez no atendimento. Fui avisada do atendimento hoje e aproveitei a oportunidade", disse a dona de casa Valdirene Soares, 35 anos, que levou os dois filhos, um menino de 6 e uma garota de 9 anos, para tirar as primeiras vias da carteira de identidade.
Já o estudante Evaldo Neves, 21 anos, aproveitou o atendimento especial no posto para renovar o documento para se inscrever para o Enem. Morador no bairro do Tapanã, ele gostou muito do atendimento, que considerou muito bom e rápido. Ao todo, 20 servidores públicos trabalham no Posto Central de Identificação.
Segundo Nildo Roberto, a dinâmica de atendimento, no Posto Central de Identificação, mudou. "As pessoas que vieram ao Posto hoje (sábado) vão receber a partir de amanhã, domingo. Já as que vierem amanhã vão receber a partir da segunda-feira. É uma forma de agilizar o atendimento ao público, que não precisa mais esperar no posto para receber o documento", explica.
Conforme o diretor de Identificação da Polícia Civil, papiloscopista Ricardo Paula, a medida foi necessária em virtude da grande demanda de agendamento no posto da Galeria BR, no bairro do Entroncamento, em Belém.
O atendimento especial vai prosseguir no feriado prolongado de Cospus Christi, nos dias 30 e 31, e ainda nos próximos sábado e domingo, dias 1º e 2 de junho. A mesma medida será aplicada aos demais postos de identificação da Polícia Civil, que atendem por agendamento, na Região Metropolitana de Belém. "Todos terão seus atendimentos antecipados, com datas a serem divulgadas no site da Polícia Civil, no endereço www.policiacivil.pa.gov.br", salienta Ricardo Paula.
Comentários