POLÍCIA CIVIL RECEBE POLICIAIS CIVIS DO AMAPÁ EM INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES

A Polícia Civil recebeu, nesta quarta-feira, 10, a visita de policiais civis do Estado do Amapá que vieram ao Pará em intercâmbio de conhecimento e troca de informações sobre o funcionamento do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Delegacia Interestadual de Buscas e Capturas (Polinter). O delegado Leandro Totino, titular do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI); o delegado Neuton Junior, titular da Polinter do Amapá, e o agente Francisco Azevedo Costa, do NOI, foram recebidos pelo delegado-geral, Rilmar Firmino, e pela delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, na sede da Delegacia-Geral. 

ENCONTRO
No encontro, também estiveram presentes os diretores de Polícia Especializada, delegado João Bosco Rodrigues; de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués, e dos delegados do Núcleo de Inteligência Policial, Aline Ferreira e Lúcio Filho. Considerada uma referência no trabalho de investigação criminal no Brasil, a área de inteligência policial da Polícia Civil do Pará servirá de modelo para o setor de inteligência na Polícia Civil amapaense. 

O delegado Neuton Júnior destacou a forma de atuação do NIP do Pará e o sistema operacional Guardião, utilizado pelo Núcleo, como parâmetro para evolução do trabalho investigativo no Estado do Amapá. Os policiais civis da Polícia Civil amapaense estiveram, pela manhã, na sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), onde foram recepcionados pelos delegados Neyvaldo Silva, diretor da Divisão, e Aurélio Paiva, diretor da Polinter do Pará, para conhecer o funcionamento e estrutura da unidade policial para combate ao crime. 

REUNIÃO NA POLINTER
O delegado Aurélio Paiva explica a Polinter atua no gerenciamento das chamadas cartas precatórias (documento de comunicação processual expedido pela Justiça de um Estado para outro, para que sejam tomadas providências para encontrar e ouvir uma pessoa citada em um processo quando ela não residir no território da Comarca Judiciária) e no cumprimento de buscas e apreensões determinadas pela Justiça, além de receber mandados de prisão de outros Estados da federação. 

No encontro, os policiais civis do Amapá receberam informações sobre a estrutura de organização da Polícia Civil do Pará, que é formada por quatro diretorias operacionais (Diretorias de Polícia Metropolitana, de Polícia Especializada, de Polícia do Interior e da mais nova diretoria, a de Atendimento a Grupos Vulneráveis - DAV). 

Neyvaldo Silva explicou que, atualmente, há duas Delegacias vinculadas à DAV instaladas provisoriamente no prédio da DIOE, no caso, a Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) e a Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH). Ainda, conforme explicaram os delegados, também fazem parte da DAV as Divisões Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) e de Atendimento ao Adolescente (DATA). Os representantes da Polícia Civil amapaense conheceram a sede do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), onde foram recepcionados pela delegada Aline Ferreira, titular do NIP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"