POLÍCIA CIVIL SEDIA PALESTRA SOBRE SEGURANÇA COM PRESIDENTE DA ONG BRASIL SEM GRADES
A Polícia Civil sediou, nesta sexta-feira, 12, a palestra do empresário gaúcho Luiz Fernando Oderich, presidente da ONG "Brasil Sem Grades". Com o tema "Segurança Pública: Um Caminho com Começo, Meio e Fim", o evento contou com as presenças de lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais, como Movida, Movimento Justiça Brasil e Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade, além de representantes das Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário e Sistema de Segurança Pública do Pará.
Realizado no auditório da Delegacia-Geral, em Belém, a palestra contou na mesa de abertura com as presenças da delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira; do juiz de Direito, Marcus Alan de Melo Gomes, da 9ª Vara Penal do Tribunal de Justiça do Estado; de Iranilde Russo, fundadora da ONG Movimento pela Vida (Movida), e da ouvidora do Sistema de Segurança Pública do Pará, Eliana Fonseca.
PALESTRANTE NO EVENTO |
Fundador da ONG, no Rio Grande do Sul, em 2002, após a morte do filho, vítima de assalto na capital gaúcha, o empresário Luiz Fernando Oderich é formado em Direito e Administração de Empresas, com Pós-Graduação em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ele explica que o nome da ONG Brasil Sem Grades faz referência ao modo como a sociedade brasileira convive com a criminalidade. O trabalho desenvolvido na Organização Não-Governamental visa chamar a atenção para a responsabilidade também da sociedade, e não só dos governos, quanto à segurança pública.
Criador do projeto “Pai Presente”, no Rio Grande do Sul, Oderich aponta a desestruturação das famílias, como maior fator responsável pela criminalidade no país. “Mais de 30 milhões de pessoas no país não tem o registro do nome do pai”, ressalta, apontando a importância da figura paterna na família na educação dos filhos. “Educar é dar limites. A escola ensina, mas a família é a que educa”, salienta. Em suas palestras, pelo país, Oderich prega, entre outros pontos, o endurecimento da lei penal brasileira como parte da solução da impunidade e da criminalidade. Morador em São Sebastião do Caí, interior do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Oderich viaja voluntariamente pelo país.
O evento foi uma realização do Movida, em parceria com o programa Ama Belém, da Prefeitura de Belém, com apoio da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil, tendo à frente Luiz Monteiro Júnior. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) esteve representada também pela pedagoga Lidiane Vieira, gerente de Projetos de Reinserção Social, da Diprev (Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade). Também esteve presente no evento a integrante dos Movimentos Justiça é o que se Busca, sediado em São Paulo; MOBEM (Movimento Basta com Erros Médicos) e Movimento Justiça Brasil, Ana Lúcia Barbosa.
Comentários