POLICIAIS CONCLUEM CURSO DE TRIPULANTES DE EMBARCAÇÕES
O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU) realizou, na tarde de sexta-feira passada (13), a cerimônia de encerramento do 3º Curso de Tripulantes de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), na sede da unidade, localizada na rodovia Arthur Bernardes, em Belém.
Os 50 alunos concluintes, entre policiais civis e militares, bombeiros militares e guarda municipais de Ananindeua, receberam conhecimentos náuticos necessários para o desempenho de atividades de pilotagem de embarcações.
FORMATURA |
Participaram do evento, o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima; o diretor do GFLU, delegado Dilermando Dantas Júnior; gestores dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e oficiais da Marinha do Brasil.
O chefe de Departamento de Ensino Marítimo da Capitania dos Portos, comandante Manoel Fernandes Rendeiro Neto, explicou que durante o curso os alunos receberam instruções sobre salvamento e guarda da vida humana, segurança da navegação, prevenção hídrica dos rios, material de salvatagem (conjunto de equipamentos e medidas de resgate e manutenção da vida após desastres), meteorologia e sobrevivência.
A grande maioria dos agentes de segurança pública que participaram do curso atua no interior do Estado, onde o meio de transporte hidroviário é essencial (nordeste do Pará, região do Baixo Tocantins, municípios do Arquipélago do Marajó, além de servidores da Polícia Civil do Baixo Amazonas).
A Polícia Civil contou com dez policiais que se capacitaram para atender as diversas ocorrências em áreas ribeirinhas, entres eles o delegado Márcio Adriano Cavalcante, que atua no município de Igarapé-Miri, que ressaltou a importância do curso “O servidor qualificado a pilotar embarcações poderá atender com mais agilidade e eficiência à população ribeirinha”.
Outro concluinte do curso foi o delegado Arthur do Rosário Braga, que trabalha no município de Almeirim, que destacou a vantagem do curso para o desempenho do trabalho policial nos rios do Estado “As embarcações são em algumas localidades os principais meios de transportes, por isso a importância desse curso na formação do policial que exerce suas atividades nessas regiões”. O curso teve início no dia 9 de setembro, no auditório do GFLU, com o apoio de equipes de instrução da Marinha do Brasil.
Comentários