CONHEÇA O NÚCLEO DE PACIFICAÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL (NUPREV)
Você conhece o Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência (NUPREV), órgão da Polícia Civil do Estado do Pará? Trata-se de um serviço, coordenado pelo Serviço Social da instituição policial, que visa realizar ações destinadas a atender as pessoas da comunidade para prevenir situações que podem gerar a violência e, até mesmo, a criminalidade, assim como exercitar cidadania no trato das questões sociais que requeiram acesso a bens e serviços das demais políticas públicas, através de esclarecimento, orientação ou encaminhamentos para as redes de atendimento nas áreas social, assistencial e jurídica. Para atender a essa finalidade, o NUPREV atua por meio da comunicação, para estabelecer o diálogo e promover relacionamento entre as partes em conflito.
ATENDIMENTO SOCIAL EM DELEGACIA |
Para tanto, atua por meio de ações educativas; prestação de esclarecimentos às pessoas de seus direitos e deveres, e abertura de canais para a expressão dos afetos dos valores e dos interesses, fazendo com que os envolvidos tenham condições de resgatar as causas ou origens dos conflitos. Para tanto, um dos instrumentos técnicos usados no NUPREV é a mediação de conflitos, com base no policiamento orientado, para solução de problemas e utilização de alguns dos princípios da doutrina de Polícia Comunitária, como a cultura de paz. Atualmente, o NUPREV conta com 37 assistentes sociais, que atuam nas Unidades Policiais (Seccionais Urbanas, Delegacias de Polícia e Divisões Especializadas), da Polícia Civil, na capital, na Região Metropolitana de Belém (RMB) e na sede da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, no município de Abaetetuba.
Entre as Unidades, o NUPREV está presente, por exemplo, nas Delegacias Especializadas ligadas à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, da Polícia Civil, que atendem casos de violência a idosos, crianças e adolescentes, mulheres, pessoas homoafetivas e vítimas de tráfico de pessoas e de crimes discriminatórios em geral.
Entre os tipos de casos atendidos pelo NUPREV estão desde os conflitos entre pessoas da mesma família, entre vizinhos (conflitos vicinais), conflitos conjugais, situações de violações de direitos contra criança, adolescente e idoso, situações para fins de direito, casos de calúnia, difamação, atendimentos ligados à área policial ou judiciária, entre outros. O atendimento se dá de forma espontânea pela comunidade ou por meio de registro de Boletins de Ocorrência Policial (BOP) nas Delegacias e por meio de denúncias feitas ao serviço Disque Denuncia, fone 181.
NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL NAS DELEGACIAS

Comentários