POLÍCIA MILITAR DO PARÁ VAI GANHAR NOVOS 1,9 MIL SOLDADOS PARA SERVIR À POPULAÇÃO DO PARÁ
Com a aula inaugural que será ministrada pelo governador Simão Jatene nesta quarta-feira (20), às 9 horas, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, começa a formação dos 1.910 novos soldados da Polícia Militar do Pará, aprovados no último concurso feito pelo Estado para ampliar os serviços da corporação. A preparação dos novos servidores faz parte do programa de investimentos feito pelo governo na reestruturação do Sistema de Segurança Pública, que recebe melhorias na logística, inteligência e área operacional. O comandante geral da PM, coronel Daniel Mendes, destaca os fortes investimentos feitos pelo governo do Estado na área de logística das forças policiais, com a aquisição e a oferta de centenas de viaturas, motocicletas e aeronaves com tecnologia avançada para o trabalho de capilaridade da presença do Estado em todas as regiões paraenses com qualidade, tanto na prevenção quanto no enfrentamento da criminalidade.
![]() |
TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS POLICIAIS |
Também recebem investimentos as áreas de inteligência, estatística, operacional e de gestão de pessoal, que envolve seleção, ingresso e formação permanente, valorizando direta e indiretamente todos os que atuam no sistema. “A partir desse cenário, os novos alunos soldados encontram uma corporação com uma identidade cada vez mais sólida no campo da proteção e da defesa da sociedade”, afirma o coronel. Segundo o comandante da PM, o Estado vive um momento de consolidação da integração entre as forças de segurança do Estado, os órgãos parceiros do Judiciário e as prefeituras, além dos colaboradores da União e a parceria fundamental com a população paraense.
![]() |
ALUNOS DA TURMA |
O coronel destaca ainda o recém-lançado Programa de Redução da Criminalidade, que objetiva fazer a análise qualitativa das ações integradas entre os diversos órgãos do sistema, “com destaque para as ações conjuntas entre as polícias, norteadas pelo prisma da gestão por resultados, potencializando efetivo e meios diversos para a redução progressiva do crime em nosso Estado”. Formação – Daniel Mendes explica que o novo curso de formação que começa nesta quarta-feira objetiva formar policiais militares dentro da visão atual de polícia cidadã, com ênfase nas ações que buscam aproximar a corporação da sociedade, na promoção e defesa dos direitos humanos e na filosofia de polícia comunitária.
![]() |
COMANDANTE-GERAL DA PM DO PARÁ |
A aula inaugural do curso de formação de soldados da Polícia Militar será transmitida por videoconferência a todos os alunos aprovados no certame, que estarão nos polos de formação da PM espalhados pelo Estado. Além de Belém, o evento ocorrerá simultaneamente nas cidades de Itaituba, Santarém, Altamira, Marabá e Conceição do Araguaia. O curso é fruto do concurso público iniciado em 2012 e concluído no segundo semestre deste ano. O curso de formação de soldados abrange 1,2 mil horas de aulas. A grade curricular engloba temas como direitos humanos, intervenções em crises com reféns, polícia comunitária, mediação de conflitos e conduta policial defensiva (procedimentos preventivos para minimizar riscos e preservar a integridade física do policial quando fora de serviço).
Concursados – O estudante de matemática Alisson Rodrigo, 18 anos, é um dos alunos aprovados no concurso. “Meu amor pela carreira militar veio antes do meu amor pela matemática. Estou muito entusiasmado e motivado com essa oportunidade, pois, desde pequeno, sempre admirei a ordem, hierarquia e disciplina que existe na corporação”, afirma. “Antes de tudo, é preciso ter amor à farda, ao próximo e à sociedade como um todo. E isso eu tenho”, garante. A estudante de enfermagem Wanessa Cavalcante Carneiro, 20 anos, também foi aprovada no certame. “Vejo a PM como uma instituição de respeito que preza pelos direitos dos cidadãos. Futuramente, pretendo crescer na corporação como enfermeira, mas por enquanto vou trancar a faculdade para me dedicar ao máximo ao curso de formação de soldados”, diz.
![]() |
INGRID RODOLFI |
Outra aprovada foi a bacharel em direito Ingrid Rodolfi, 23 anos, que aguardava com ansiedade a nomeação. “Espero servir à instituição da melhor maneira possível. Sei que aprenderei muito no curso e dentro da corporação como um todo”, frisa. Além do polo Belém, a PM terá núcleos de formação em Itaituba, Santarém, Altamira, Conceição do Araguaia, Parauapebas, Marabá, Tucuruí, Tailândia, Abaetetuba, Barcarena, Soure, Paragominas, Capanema, Castanhal e Santa Isabel do Pará. TEXTO: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ GOVERNO DO PARÁ.
Comentários