PARÁ TERÁ NOVO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR EM SANTA IZABEL DO PARÁ PARA BENEFICIAR 280 MIL HABITANTES
Cerca de 280 mil habitantes das cidades de Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, Santo Antônio do Tauá, Vigia, Colares e São João da Ponta serão beneficiados diretamente com a construção do 12º Batalhão da Polícia Militar do Pará, localizado no Km 36 da BR-316, em Santa Izabel do Pará. A obra, garantida com recursos do Governo do Estado do Pará, sob gestão da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), recebeu um valor global de cerca de R$ 1.500.000,00 e deve ser inaugurada em fevereiro de 2014.
Segundo o engenheiro Wagner Mandrini, da Artemil Construções e Comércio Ltda, responsável pela obra, a construção está 98% concluída e foi planejada para atender todas as necessidades dos policiais. “O batalhão foi levantado do zero e construído em uma área de 800 metros quadrados. É composto por área administrativa, sala de comando, sala de armas, sala de instrução, alojamento, cozinha, refeitório, banheiros e amplo estacionamento. Pode muito bem receber um efetivo de até 300 policiais”, detalha.
![]() |
NOVO BATALHÃO |
O tenente coronel PM Dilson Júnior, comandante do 12º Batalhão, explicou que a aquisição é um sonho antigo, já que os policiais ocupam há 19 anos uma residência adaptada para servir de quartel, que não atende todas as necessidades do efetivo. Segundo ele, o novo prédio vai influenciar diretamente na qualidade dos serviços que a PM presta à população da região.
“Por conta do último concurso realizado no Estado, estamos formando 39 alunos na Escola Municipal Doraci Leal, aqui mesmo em Santa Izabel. Assim que inaugurarmos o novo prédio eles passarão a ser alojados numa estrutura mais adequada para que se tornem soldados. O reflexo dessa melhor estrutura se dará, com certeza, quando eles forem para o policiamento nas ruas, transformando este espaço em benefícios diretos à sociedade”, explicou Dilson.
![]() |
TENENTE CORONEL DILSON JÚNIOR |
Ainda segundo o comandante, o projeto de engenharia atende 100% das necessidades da corporação, na região, pelo fato de os policiais terem sido ouvidos sobre a estrutura de que precisavam para trabalhar. “Antes mesmo de o batalhão ser projetado, a empresa responsável se reuniu conosco e nos questionou quanto aos espaços mais importantes para que pudéssemos desenvolver nosso trabalho. Além do conforto, o ambiente também foi pensado funcionalmente para atender demandas especiais, como operações de veraneio, de carnaval e de final de ano, quando recebemos reforço de efetivo. Isso vai contar muito na hora de atuarmos nessas ocasiões”, contou ele.
IRINEY OLIVEIRA, MORADOR NA ÁREA |
O técnico em informática Iriney Oliveira, de 22 anos, morador no bairro Santa Terezinha, onde foi erguido o prédio da PM, vê o investimento de maneira positiva para a comunidade. “Atualmente, o batalhão funciona num local de difícil acesso, o que prejudica os policiais em atendimentos de necessidade mais imediata. Aqui é logo no começo da cidade, é próximo da BR, e isso vai ajudar no deslocamento para os bairros adjacentes e cidades vizinhas. Estou torcendo para que inaugure logo, pois sei que o serviço vai ganhar mais agilidade e qualidade”, reiterou.
RAIO-X DA OBRA:
Início: Agosto de 2013.
Previsão de conclusão: Fevereiro de 2014.
Valor global: Aproximadamente R$ 1.500.000,00.
Andamento: 98%.
Empresa responsável: Artemil Construções e Comércio Ltda.
Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop).
Secretaria beneficiada: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup/PA).
Órgão beneficiado: Polícia Militar do Estado do Pará (PM/PA).
Comentários