POLÍCIA CIVIL EMITE CARTEIRAS DE IDENTIDADE EM ESCOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
A Polícia Civil promoveu, nesta quinta-feira, 5, a emissão gratuita de cerca de 100 carteiras de identidade, durante ação de cidadania, na escola “Professor Astério de Campos”, unidade de ensino especializada em atender crianças e adolescentes com deficiência, localizada na Avenida Almirante Barroso, bairro do Marco, em Belém. Durante toda manhã, alunos, pais de estudantes, professores e comunidade em geral puderam procurar a unidade de ensino para solicitar o documento.
A prestação do serviço na própria escola atendeu a pedido feito à delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, para possibilitar que crianças e adolescentes atendidas pudessem ter acesso à emissão do documento no local de ensino.
![]() |
AÇÃO DE CIDADANIA NA ESCOLA |
Diante disso, a Diretoria de Identificação, por meio de seu diretor, Ricardo Paula, providenciou o envio de duas identificadoras – Orlandete Moraes e Josemeire Barreto – para fazer a coleta dos dados e impressões digitais, para confecção dos documentos.
A ação contou com a apoio de professores da própria escola que ajudaram no preenchimento das fichas de identificação dos alunos e na comunicação com os alunos deficientes auditivos, por meio da linguagem de libras, também conhecida como língua dos sinais. “Assim, a gente pode deixá-los mais à vontade para o atendimento”, explicou a pedagoga Renata Medeiros, que atua como técnica em Educação na escola.
O emissão das carteiras de identidade fez parte da programação do "Dia de Ação Solidária" promovido pela direção da instituição de ensino todo final de ano.
Os pais dos alunos aprovaram a prestação do serviço de identificação na própria escola. “Para mim foi uma ótima ideia levar a emissão de documentos para escola. Gostei muito do atendimento”, festejou a dona-de-casa Maria Antônia Lima da Silva, 36 anos, mãe de Wesley Lima Costa, 9, e Maria Amélia Lima Costa, 17, que estuda há um ano na escola.
Já a professora Ana Cristina Chaves Neves da Silva aproveitou para levar os dois filhos, Leonardo, de 4, e Eduardo, de 5 anos, alunos da escola, para emitir as primeiras vias do documento de identidade. Para ela, a ação foi muito boa, pois as crianças já estavam precisando das carteiras. “Foi tudo muito bom, desde a chegada até o atendimento. Precisamos de mais serviços assim”, celebrou. Outras crianças, que por algum motivo, não puderam requerer o documento de identidade, terão os nomes anotados para que, em uma próxima ação de cidadania, sejam atendidos.
ESCOLA A unidade de ensino foi fundada em 21 de outubro de 1960, sob a denominação de Escola de Educação para Surdos, tendo como objetivo o desenvolvimento das potencialidades dos alunos surdos e sua inclusão social. Ela oferece Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Curso Pré-Vestibular, além de Atendimento Educacional Especializado. O endereço da Escola “Professor Astério de Campos” é Avenida Almirante Barroso, nº 2.800, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Pará.
Comentários