ABAETETUBA (PA): FAMÍLIAS VITIMADAS POR DESABAMENTO DE CASAS CAUSADO POR EROSÃO PEDEM AJUDA

As famílias que foram vitimadas com a perda de casas e veículos por conta do desabamento ocorrido na orla de Abaetetuba, nordeste do Pará, no último final de semana, pedem ajuda. Qualquer tipo de doação, como roupas e alimentos, é bem vinda. Os contatos podem ser feitos pelo fone (91) 3751-3767. As vítimas estão alojadas no ginásio de esportes do município, desde sábado passado. A Polícia Militar está reforçando a segurança na área. Já o Corpo de Bombeiros precisou isolar o entorno da área que veio abaixo, porque o solo ainda é desconhecido e não se sabe ainda quais perigos pode oferecer. A erosão pode ter sido provocada pela cheia do rio Maratauíra, às margens do município. 

Foto: Jeferson Bruno
CENA DE DESTRUIÇÃO EM ABAETETUBA
No local da erosão, o cenário é de tristeza. Enquanto o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil avaliam a estrutura das casas atingidas, um grupo de moradores tenta salvar o pouco que restou em meio aos imóveis destruídos. "Eu nasci e me criei aqui. É muito triste ver a sua casa, a casa da sua mãe, dos seus amigos, toda uma vida ir por água baixo em questão de segundos", afirma o ajudante de pedreiro Miguel de Jesus, que também perdeu tudo com o acidente.

Próximo dali, em uma igreja que leva o mesmo nome do bairro, uma equipe de técnicos da Cohab (Companhia de Habitação do Governo do Pará), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros tentam tranquilizar os moradores, explicando quais os passos devem ser seguidos a partir de agora. "O governo do Estado disponibilizará o que for necessário para amenizar a perda e a dor das famílias. Estamos com duas frentes de trabalho. Uma parte dos nossos técnicos está cadastrando as famílias para o programa Cheque Moradia e a outra está avaliando e repassando orientações técnicas para reconstrução das casas atingidas", explica a diretora de Relações com o Cliente da Cohab, Bernardete Costa.

No Ginásio Municipal, disponibilizado para abrigar os desalojados, no centro de Abaetetuba, o clima é de recomeço. De acordo com a Prefeitura, uma força tarefa foi montada no local para atender as principais necessidades das famílias atingidas. Enquanto uma parte de voluntários recebe doações de alimentos, brinquedos, roupas, material de higiene e colchões, outra parte cuida da alimentação e do apoio psicológico  das dezenas de pessoas. De acordo com a Defesa Civil, até o momento cerca de 30 famílias foram atingidas diretamente ou tiveram que deixar suas casas por conta do risco de desabamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"