ESTUDANTE DE MEDICINA SE PASSAVA POR MÉDICO PARA ATENDER PACIENTES NO HOSPITAL DE ELDORADO DOS CARAJÁS
A Polícia Civil prendeu em flagrante o estudante de Medicina, Elizeu da Silva Barreto, 29 anos, pelos crimes de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará. Ele foi preso, dentro do Hospital Municipal, logo após assinar e carimbar receitas médicas usando o nome de um médico que trabalha na unidade de saúde e que está legalmente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). A prisão foi realizada no dia de ontem, 7. O flagrante foi presidido pelo delegado Bruno Fernandes de Lima, na Delegacia de Eldorado dos Carajás.
Segundo o delegado, no início deste ano, a Polícia Civil recebeu comunicado enviado pela Polícia Federal, via ofício, com denúncias sobre a atuação de dois homens, de nomes Elizeu e Naldo, que estariam exercendo ilegalmente a Medicina, dentro do Hospital Municipal.
PRESO |
Um deles, Naldo, foi identificado como um ex-funcionário do hospital. Após tomar conhecimento das informações, o delegado passou a investigar os fatos para apurar mais informações. Durante as investigações, o policial civil localizou duas testemunhas que declararam terem se consultado com um suposto médico no Hospital Municipal de Eldorado dos Carajás. Ele foi identificado depois como Elizeu Barreto.
Conforme os relatos, o falso médico forjava a assinatura e usava o carimbo com o nome e registro no CRM do médico Carlos Osário Lacerda, que é funcionário do Hospital. Uma das testemunhas viu o estudante assinar e carimbar a receita médica com o carimbo do médico. Já a outra presenciou o acusado assinar o documento.
Diante dos relatos, o delegado seguiu até o hospital municipal juntamente com o investigador Jorge para deter o falso médico, que prestava consultas no local. Ali, em um consultório, os policiais evidenciaram mais uma prova do exercício ilegal da Medicina, por parte de Eliseu. Ele atendia outro paciente em um consultório. Foi encontrada, com o paciente, uma receita médica já assinada e carimbada.
Elizeu foi conduzido para a sede da Delegacia de Eldorado dos Carajás, onde foi autuado em flagrante por exercício ilegal da Medicina, com base no artigo 282, e por falsidade ideológica, segundo o artigo 299, do Código Penal.
O estudante, que é morador em Eldorado dos Carajás e seria estudante de Medicina, prestes a concluir o curso superior, em uma faculdade na Bolívia, permanece preso à disposição da Justiça. O delegado Bruno de Lima explica que o médico Carlos Lacerda será chamada para prestar esclarecimentos, na próxima semana. Quanto ao outro suspeito de envolvimento no crime, o ex-funcionário Naldo, o delegado irá intimá-lo para comparecer à Delegacia, já que as denúncias são de de que ele também chegou a se passar por médico para consultar e assinar receitas médicas a pacientes no hospital.
Comentários