SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA REALIZA OPERAÇÃO EM NOVE BAIRROS DE BELÉM
Os bairros da Cabanagem, Carmelândia, Pantanal, Sideral, Bengui, Parque Verde, Ariri Bolonha, Esperantista e Piçarreira, recebem desta quinta-feira, 6, até o próximo domingo, 9, a Operação “Minerva”, que tem como principal objetivo reduzir a criminalidade na área. Deflagrada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, a operação tem a participação de diversos órgãos estaduais e municipais. “Na verdade esta ação é uma grande integração entre os órgãos de segurança do estado e município, que juntos, tem a mesma meta de diminuir os índices de violência na capital e em todo o Estado”, afirma o tenente-coronel Neil Duarte de Souza, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar e coordenador da operação.
OPERAÇÃO |
O primeiro passo da operação foi dado na manhã desta quinta, com as ações de fiscalização "Barreira", "Incursão" e "Saturação", cumprimento de mandados judiciais e combate ao tráfico de drogas e a ação denominada "Anjo da Guarda", que visa retirar das ruas crianças e adolescentes em situação de risco.
Nas feiras dos bairros da Cabanagem e Bengui, agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) apreenderam centenas de mídias piratas e materiais irregulares. Nos pontos considerados de maior tráfego de veículos, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), acompanhado da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), montou barreiras. “Durante todo o dia vamos montar barreiras em pontos diferentes para verificar a questão da documentação, condições de trafegabilidade, equipamentos de segurança dos veículos”, explica o major Hernani Cunha.
REVISTA |
Ao mesmo tempo em que aconteciam as ações de fiscalização nas feiras e barreiras nas vias, outros integrantes da Polícia Militar atuavam na abordagem de suspeitos e no cumprimento de mandados judiciais. “Nós estamos muito satisfeitos em ver essa mega operação no nosso bairro. Realmente nós estávamos precisando de uma atenção especial. Ver a polícia passando na porta da nossa casa nos dá uma sensação muito boa de segurança e tranquilidade”, conta a dona de casa Maria do Socorro Silva, que mora na rua Yamada, no bairro do Tapanã. Segundo o tenente-coronel Neil, os bairros escolhidos como alvos da operação são apontados como violentos e registraram, nos últimos meses, altos índices de violência. “Por esse motivo, escolhemos esses bairros para realizar a primeira grande operação do ano. Temos outras áreas mapeadas que também receberão esta ação. A nossa meta é reduzir a criminalidade consideravelmente em toda a cidade”, ressalta.
MÍDIAS APREENDIDAS |
DISQUE-DENÚNCIA A participação da população para garantir o sucesso da operação é fundamental, por esse motivo, a polícia disponibiliza o número 181 para receber denúncias anônimas. “Minutos depois de começarmos a operação nos bairros o número de denúncias aumentou significativamente. Isso é muito bom porque mostra que a população está do nosso lado e está disposta a nos ajudar”, diz o tenente-coronel. O efetivo de policiais militares presente na operação reúne tropas do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento Especializado (CPE).
POLICIAMENTO |
Também participam da operação os seguintes órgãos: Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe); Polícia Civil (Diretorias de Polícia Especializada e de Polícia Metropolitana); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Corpo de Bombeiros Militar; Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) e das Secretarias Municipais de Economia (Secon), de Saúde/Vigilância Sanitária (Sesma), de Meio-Ambiente (Semma) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A base da operação foi montada no Posto de Comando Integrado, instalado na praça da Mangueira, em frente ao Residencial Carandiru, bairro do Sideral.
Comentários