SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA PROSSEGUE OPERAÇÃO "MINERVA" EM BELÉM
O Sistema Integrado de Segurança Pública deu prosseguimento, na manhã desta sexta-feira, 7, à operação Minerva, que abrange as áreas da Carmelândia, Pantanal, Sideral, Ariri Bolonha, Esperantista e Piçarreira, nos bairros da Cabanagem, Bengui, Parque Verde e Marambaia, periferia de Belém. Iniciada na manhã de quinta, dia 6, a ação integrada já resultou até o final da manhã de hoje nas prisões em flagrante de quatro pessoas e nas apreensões de dois adolescentes por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e violação de direito autoral. Mais de 20 mil mídias com gravações ilegais, mais conhecidas como “piratas”, dois revólveres ilegais de calibres 38, 158 petecas de cocaína, cerca de 50 “trouxas” com maconha e um tablete da erva foram apreendidos, em menos de 24 horas de operação. Seis bares foram fechados durante a noite desta quinta-feira.
Dois deles estavam com alvará de funcionamento atrasado e outros quatro não tinham qualquer documento de regularização do estabelecimento.
![]() |
OPERAÇÃO MINERVA |
Os responsáveis pelos locais foram notificados a compareceram à Divisão de Polícia Administrativa (DPA). Durante a operação foram feitas barreiras de fiscalização integradas, incursões, combate ao tráfico de drogas e às mídias piratas, fiscalização em feiras, bares e postos de gasolina e houve ainda a ação denominada Anjo da Guarda para retirar crianças e adolescentes em situação de risco das ruas. O coordenador da operação é o tenente-coronel Neil Duarte de Souza, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar. Somente no primeiro dia da operação, cerca de 13 mil mídias “piratas” foram apreendidas. O material ilegal estava sendo comercializado em uma barraca, na Cabanagem. A dona da barraca foi detida e autuada por violação de direito autoral.
O procedimento policial foi feito na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), da Polícia Civil.
O delegado Pery Netto, diretor da Seccional Urbana da Marambaia, informa que durante a operação os policiais civis e militares receberam uma informação vinda por feita ao Disque-Denúncia, fone 181, de que um homem estava armado em uma casa, na Cabanagem. Os policiais foram ao endereço e ali constataram o crime. Um revólver calibre 38 foi apreendido. Já o outro revólver de mesmo calibre foi apreendido com um homem que trafegava em uma bicicleta, durante abordagem feita pelos policiais civis e militares em via pública. Dois adolescentes, que também foram abordados na área durante revista, foram flagrados com 158 petecas de cocaína.
Eles foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) por meio da Ciepas (Companhia Independente Especializada em Policiamento Assistencial), da PM.
Em outra abordagem durante ronda nos bairros, a PM flagrou um homem, que praticava tráfico de drogas na área. Com ele foram apreendidas 45 trouxas de maconha e um tablete de cerca de 400 gramas. A operação se estendeu durante a madrugada desta sexta-feira em toda área. Seis bares foram fechados, diversos veículos, como motos, carros, ônibus, foram parados e fiscalizados. Alguns foram apreendidos por irregularidades por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O major Hernani Cunha, comandante da 10ª Área de Integração de Segurança Pública (AISP), que abrange as áreas da operação, explica que durante o período noturno foram realizadas incursões nas ruas dos bairros, por meios de homens do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Economia (Secon), Guarda Municipal de Belém e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em feiras e em áreas comerciais. Durante uma abordagem, uma moto roubada foi recuperada. O veículo foi encontrado abandonado. O caso foi comunicado no plantão da Seccional da Marambaia para apuração.
O delegado Aldo Botelho, que coordenou as ações pela Polícia Civil, explica que nesta sexta-feira 7,5 mil mídias piratas foram apreendidas em quatro barracas situadas na feira do Bengui e nos conjuntos Panorama XXI e Cordeiro de Farias.
Os responsáveis pelos pontos de venda abandonaram os locais e fugiram. O procedimento de apreensão ficou a cargo da equipe da Delegacia do Consumidor (Decon), sob comando da delegada Vera Batista, junto com a delegada Virginia Nascimento, da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema). Mais de 20 pessoas foram abordadas e revistadas pela manhã. A operação vai prosseguir durante a tarde. À noite, por volta de 20 horas, vai entrar em ação a operação Hypnos, que se estenderá por todo final de semana. Os órgãos envolvidos na operação estão concentrados no Posto de Comando Integrado, instalado na praça da Mangueira, em frente ao Residencial Carandiru, na rua Sideral, no Jardim Sideral. No local, está uma Delegacia Móvel, onde são feitos os registros das ocorrências policiais e também está presente o serviço Disque-Denúncia, fone 181, por meio do qual a participação da população tem sido fundamental para a operação.
Estão presentes na operação a Polícia Civil, por meio de equipes da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), que congrega a Dema e Dioe, e Diretoria de Polícia Metropolitana, responsável pelas delegacias dos bairros; a Polícia Militar com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento Especializado (CPE); a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe); o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves; a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Corpo de Bombeiros; Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana e das Secretarias Municipais de Economia (Secon), de Saúde (Sesma), de Meio Ambiente (Semma) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Comentários