POLÍCIA CIVIL OUTORGA COMENDAS A MAIS DE 60 PERSONALIDADES DO ESTADO DO PARÁ

A Polícia Civil homenageou, nesta segunda-feira, 28, personalidades com as mais altas comendas outorgadas pela corporação. O evento teve abertura com o Hino Nacional Brasileiro interpretado pela cantora lírica Márcia Aliverti com acompanhamento de piano. Foram, ao todo, 30 homenageados com a Medalha do Mérito Policial Civil; 15 com a Medalha Evanovich de Investigação Policial e 17 com o Diploma Amigo da Polícia. 

JORNALISTA DILSON PIMENTEL (CENTRO) FOI UM DOS AGRACIADOS
Receberam placas de homenagem 18 policiais civis que integraram cinco operações policiais que se destacaram, no ano passado, pela alta complexidade das investigações e pela elevada repercussão social. A exemplo da Operação "Efeito Dominó", que desmantelou organizações criminosas que atuavam em todo país na formação de cartel, lavagem de dinheiro e exploração ilegalmente dos chamados jogos de azar, que tinha como base o Pará. 

Setenta pessoas foram presas e mais de R$ 3 milhões em dinheiro, resultante do esquema do jogo do bicho, foram apreendidos. Outro trabalho em equipe, cujos policiais civis foram homenageados, foi a Operação "Campestre", que, em setembro do ano passado, desarticulou uma organização criminosa responsável pela autoria de três homicídios relacionados ao tráfico de drogas, na Região Metropolitana de Belém. As prisões foram realizadas em Belém, Ananindeua e em São Luís, do Maranhão. 

UMA DAS EQUIPES HOMENAGEADAS
Um dos momentos marcantes foi o discurso do investigador Emerson Lopes da Silva, que atua no Grupo de Pronto-Emprego (GPE), da Polícia Civil. Ele falou em nome de todos os homenageados, e emocionado, teve sua fala marcada por palavras de incentivo e de orgulho pela profissão. “Ser policial é um sacerdócio. É esse amor pela profissão que, para nós, é o combustível que alimenta a chama da paz, da justiça e da vontade de construir uma sociedade melhor”, pontuou. 

COMENDAS As condecorações são previstas na Lei Complementar nº 022, de 15 de Março de 1994, e pelo decreto governamental nº 3411, de 16 de abril de 1999. A Medalha do Mérito Policial Civil é concedida a civis e militares que tenham prestado relevantes contribuições à Polícia Civil do Estado, bem como a servidores que no seio da classe se destaquem por seu valor pessoal e profissional, contribuindo para o aperfeiçoamento e projeção da Polícia Civil, bem como, servidores que no seio da classe se destaquem pelo seu valor pessoal e profissional, de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Polícia Civil, no âmbito nacional ou estadual. 

A Medalha Evanovich de Investigação Policial é uma referência ao falecido delegado de Polícia, Manoel Evanovich dos Santos, cujo trabalho foi reconhecido como exemplo de dedicação, seriedade e honestidade. A comenta visa incentivar e condecorar policiais civis dedicados ao trabalho sério e eficiente de investigação policial que comprovadamente tenha elevado e projetado o conceito da instituição policial. O Diploma Amigo da Polícia é destinado aos cidadãos que prestaram contribuições relevantes à Polícia Civil, por meio de atos ou de deferências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"