POLÍCIA CIVIL PRENDE INTEGRANTES DE QUADRILHA QUE ASSALTAVA CLIENTES EM ESTACIONAMENTOS DE SUPERMERCADOS

A Polícia Civil capturou integrantes de uma associação criminosa responsável por praticar sequestros-relâmpagos, roubos de carros e clonagem de cartões de crédito. O bando agia dentro de estacionamentos de grandes redes de supermercados na capital paraense. Os três presos foram apresentados, na manhã deste sábado, 3, na sede do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), na Delegacia-Geral da Polícia Civil. Com eles, dois carros usados pelo bando, um deles roubado; jóias; relógios de pulso; tablets e smartphones; documentos pessoais em nome de diferentes pessoas; mais de 70 cartões magnéticos, R$ 1,2 mil em dinheiro; máquinas leitoras de cartões de crédito e ainda um equipamento conhecido como “chupa-cabras”, usado para clonar dados dos cartões, foram apreendidos. Os presos são Eder Lima da Silva, 32 anos; Nelson Patrick da Silva Campos, 20, e Ezequiel dos Santos Conceição, 21. 




O delegado Marcos Mileo, do GPE, responsável pelas investigações, explicou que os presos agiam em estacionamentos de grandes redes de supermercados de Belém, onde abordavam as vítimas, geralmente, no momento em que elas chegavam ao carro após fazer compras. A modalidade criminosa, considerada nova, pois une outros tipos de crimes, já era investigada desde 30 de janeiro deste ano, após um boletim de ocorrência ser registrado por uma vítima do mesmo grupo. Pelo menos, sete casos já são de conhecimento da Polícia Civil em que as pessoas foram abordadas em estacionamentos de supermercados e mantidas em cárcere privado. 


As investigações foram intensificadas no último dia 29, quando um empresário do ramo farmacêutico foi feito refém por cerca de três horas, por três bandidos, em Belém, após ser abordado no estacionamento de um supermercado. A vítima, que estava com o filho, foi obrigado a conduzir o carro, uma caminhonete Toyota Hilux preta, por diversos locais na capital paraense. Os bandidos pegaram os cartões da vítima, que foram usados para compras e saques. Após usar todo limite do cartão, os assaltantes abandonaram a vítima, em uma rua, em Belém, e fugiram levando o carro da vítima. Para agir, os bandidos usavam carros dublês, em que as placas são de outro carro com as mesmas características do carro usado, que é roubado. Ao serem presos, os acusados estavam com um carro modelo Honda Civic preto, com placa dublê e registro de roubo, e um carro Peugeot preto, sem registro de roubo e em situação regular. 

NELSON, EZEQUIEL E EDER: PRESOS
DELEGADO MARCOS MILEO
Os três presos já têm passagens pela Polícia. Considerado o “líder” do grupo e conhecedor de programas de computador, Eder da Silva já foi preso outras duas vezes por envolvimento em estelionato, em Belém e no Maranhão. Ele atua como “cracker” (invasor de sistemas tecnológicos) e era quem pegava os cartões de crédito e de débito bancário das vítimas e copiava os dados para fazer saques e compras dos produtos eletrônicos, como tablets e smartphones. Ezequiel era quem dirigia um dos carros usados pelo bando, enquanto Nelson atuava nos roubos. Os objetos roubados eram divididos entre os membros do bando. Só das sete vítimas já identificadas, foram desviados mais de R$ 100 mil. 

CAPTURA O delegado detalha que, após o registro do boletim de ocorrência feito pelo empresário, a Polícia Civil passou a seguir os passos dos bandidos. No último dia 30 de abril, policiais civis do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), sob comando do delegado Marcos Mileo; da Seccional de Paragominas, formada pelo delegado Thomaz Lesbaupin, e investigadores Élzamo Lobato e Andrey Barata, e policiais militares montaram duas barreiras na rodovia Belém-Brasília, para tentar interceptar a caminhonete roubada. Na primeira delas, na rotatória de entrada da cidade de Paragominas, o veículo acelerou e ultrapassou a barreira, saindo em fuga em direção à saída do Pará. Após uma perseguição até a cidade de Ulianópolis, a caminhonete foi abandonada pelos ocupantes que saíram em fuga a pé. No decorrer das investigações, os assaltantes foram identificados e localizados. As investigações serão aprofundadas para se identificar outras pessoas envolvidas com o grupo criminoso. Todos estão recolhidos à disposição da Justiça no Sistema Penitenciário do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"