POLÍCIAS CIVIL E MILITAR ESTARÃO PRESENTES PARA GARANTIR SEGURANÇA DURANTE A FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO
Durante todo o período da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro 2014, que será realizada pelo Governo do Estado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a partir desta sexta-feira (30), a Polícia Militar vai garantir a segurança do evento com 760 homens, distribuídos em dois turnos de atividades. O trabalho vai contar com a atuação do efetivo das unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE) - Batalhão de Polícia Ambiental, Companhia de Policiamento Escolar e de Policiamento Turístico, além de homens do Batalhão de Polícia de Guardas e da Companhia de Policiamento Assistencial; do Comando de Missões Especiais (CME) - Companhia de Policiamento com Cães, Batalhão de Polícia Tática, Regimento de Cavalaria e Batalhão de Polícia de Choque; Comando de Policiamento da Capital (CPC), com suas companhias e batalhões, além da Companhia de Comando e Serviço do Comando Geral da PM.
Em ambos os turnos e de forma permanente, a PM terá na fiscalização de área policiamento nas modalidades a pé e motorizado, com o apoio de viaturas e em motocicletas, além das bases móveis de policiamento. Na parte interna do Hangar também haverá 100 homens contratados pela organização do evento para a vigilância no local, que darão importante apoio às forças de segurança pública. O esquema de segurança terá a participação das demais instituições que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), além de órgãos parceiros, como a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal (GMB).
A PM vai intensificar o monitoramento realizado pelo Serviço de Inteligência da corporação, inclusive nas redes sociais, com o objetivo de evitar ações delituosas e possíveis confrontos entre estudantes e grupos de jovens. A ação também será reforçada, por meio das câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop), instaladas na área onde está localizado o Hangar, além das vias de acesso e dispersão.
BOLETINS DE OCORRÊNCIA A Polícia Civil vai atuar nos 10 dias de realização da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro num espaço específico, destinado especialmente para as atividades da instituição, onde estarão presentes um delegado, um escrivão e dois investigadores, para atender aos visitantes do evento no registro de boletins de ocorrência em geral e para dar encaminhamento a diversas demandas policiais no local. Uma equipe de retaguarda ficará a postos, na sede da Delegacia de Polícia Civil do Marco, na avenida Almirante Barroso, às proximidades do local do evento, para dar apoio aos policiais da unidade que vai funcionar no Hangar.
Durante todo o período da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, equipes vinculadas às diretorias de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), de Polícia Metropolitana (DPM) e de Polícia Especializada (DPE) permanecerão no local do evento. Os policiais civis vão trabalhar em turnos de seis horas, a cada dia do evento. A primeira equipe, formada por quatro policiais civis, vai desenvolver suas atividades das 10h às 16 horas, e a segunda entra às 16h e permanece até as 22h, horário previsto de encerramento da programação da feira, a cada dia, no Hangar. Na área interna do Hangar, a Polícia Civil também vai atuar como apoio à segurança do evento e à Polícia Militar.
Os casos de crimes que forem registrados no local serão primeiramente encaminhados à unidade policial, para ser feito o registro do boletim de ocorrência. “Se houver necessidade de ser realizado algum procedimento de prisão em flagrante, por exemplo, o caso será conduzido à Delegacia do Marco, onde estará, de sobreaviso, uma equipe policial”, explicou o diretor da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), delegado Fabiano Amazonas, que participou da reunião de organização da segurança do evento, nesta terça-feira, 27.
A população que for à XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro vai contar com terminais de computador, com acesso gratuito à internet, para registrar o boletim de ocorrência policial, por meio do site da Delegacia Virtual do Pará (www.delegaciavirtual.pa.gov.br), onde será possível fazer registros de ocorrências, como roubos, furtos, extravios e perdas de documentos pessoais, telefones celulares, acidentes de trânsito sem vítimas e até violência contra a mulher.
O espaço da Polícia Civil será devidamente identificado e qualquer funcionário estará habilitado a encaminhar as pessoas à unidade policial, em caso de necessidade. O Corpo de Bombeiros vai atuar na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro com um efetivo de 23 militares, por turno. As equipes terão o apoio de dois veículos: uma viatura de resgate e uma de combate a incêndio. Haverá 10 turnos de serviço durante todos os dias do evento, num total de 230 bombeiros militares envolvidos nas atividades que serão desenvolvidas pela instituição.
CÂMERAS Cinco câmeras de monitoramento foram instaladas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) às proximidades do Hangar Centro de Convenções da Amazônia: na avenida Dr. Freitas com avenida Senador Lemos; avenida Duque de Caxias com avenida Dr. Freitas (em frente ao Hangar); avenida Almirante Barroso com travessa Perebebuí; avenida Almirante Barroso com travessa Timbó; e avenida Almirante Barroso com avenida Júlio César. O Centro Integrado de Operações (Ciop) está operando atualmente quase 180 câmeras de monitoramento em vias públicas, na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Até o final do ano, o serviço vai ser ampliado e as ruas da RMB deverão contar com cerca de duzentas câmeras. O Sistema de Monitoramento de Câmeras de Vias Públicas funciona 24 horas por dia, possui um giro de 360 graus e uma aproximação que pode chegar a aproximadamente mil metros, contribuindo para a identificação de ações criminosas, como o tráfico de drogas, roubos e o registro de acidentes de trânsito, além de favorecer, também, a ação preventiva das instituições que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds). As câmeras são instaladas em pontos estratégicos, de acordo com levantamento estatístico realizado pelas forças de segurança do Estado. Fonte: Lene Alves Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
Comentários