POLÍCIA CIVIL COMBATE CRIME DE MAUS TRATOS A ANIMAIS DE TRAÇÃO NO BALNEÁRIO DE COTIJUBA EM BELÉM

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), realizou uma série de fiscalizações, na terça-feira, 24, no balneário de Cotijuba, em Belém, para combater os maus-tratos aos animais usados em tração, além de realizar exames clínicos em cavalos usados para transporte de pessoas em charretes. Ao todo, 24 equídeos – cavalos, burros, jumentos, etc. – passaram por atendimentos veterinários, para verificação de presença de parasitas, ferimentos e lesões, e ainda se estavam ferrados de forma adequada. Em dois casos, os donos foram advertidos, pelo fato de os animais estarem sem ferraduras e com carrapatos. 


O trabalho contou com apoio de uma equipe de bombeiros militares do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, que levou a equipe da DEMA – formada pelos investigadores Altair e Vanderley e pelo médico veterinário e investigador de Polícia, Luiz Júnior - até a localidade. Júnior, que é assessor de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil, explicou que a ação policial atendeu a denúncias sobre práticas de maus-tratos aos animais de tração. Segundo ele, reclamações davam conta do excesso de passageiros nas charretes que os equídeos são obrigados a puxar em Cotijuba, principalmente, aos finais de semana. 

Por se tratar de um balneário muito frequentado por turistas, Cotijuba conta com as charretes puxadas por animais de tração como principal meio de transporte na localidade. Durante a fiscalização, explica Júnior, a equipe da DEMA participou de uma reunião em que estavam reunidos integrantes da Associação de Charreteiros de Cotijuba, mototaxistas e comerciantes com representantes da Administração Regional de Outeiro e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB), para tratar da mobilidade na região. 

“Aproveitamos para deixar nossa orientação sobre o tratamento com os animais que servem aos turistas, principalmente, no mês de julho, bem como solicitar o apoio dos órgãos municipais responsáveis pela fiscalização e combate aos maus tratos contra os animais, no que diz respeito ao excesso de passageiros nas charretes”, explica Luiz Junior. O trabalho policial vai prosseguir. “Retornaremos em breve a Cotijuba, desta vez, com apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA”, assevera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"