SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA CAPACITA PROFISSIONAIS PARA PRESTAR ATENDIMENTO SOCIAL AO PÚBLICO NAS UNIDADES POLICIAIS
A Polícia Civil vai sediar nesta terça-feira, 19, a partir das 10:30, uma capacitação para os profissionais que atuam no atendimento social à comunidade nas Unidades Policiais da capital, região metropolitana e interior do Estado. O evento, denominado "Segurança Pública e a Construção Coletiva da Paz Social", será realizado no auditório da Delegacia Geral e deve reunir mais de 50 pessoas, entre assistentes sociais, psicólogos, policiais e servidores administrativos, entre eles, os que trabalham nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPP). O objetivo é prestar orientações aos integrantes da rede de atendimento social na Polícia Civil para atender com qualidade a população que busca os serviços oferecidos pelo Sistema de Segurança Pública.
CAPACITAÇÃO |
A capacitação vai contar com profissionais da Assessoria Policial e da Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (DIPREV); da Secretaria de Estado de Segurança Pública e de Defesa Social (SEGUP); do (Conselho De segurança pública do Pará (CONCEP); do Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência, (NUPREV) da Polícia Civil; da DAV (Diretoria de atendimento a grupos vulneráveis) e do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). A coordenadora do Nuprev, assistente social Graciane Almeida, explica que a capacitação será realizada durante todo o dia, visando aumentar a rede de atendimento social a comunidade, principalmente, no interior do Estado.
Segundo ela, foram firmadas parcerias com prefeituras municipais para sessão de profissionais do serviço social que atuam em CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), para atuar nas UIPPs. "Já contamos com profissionais para atuar nas Unidades Integradas Pro Paz que já têm experiência em atendimento a famílias e casos que envolvem crianças e adolescentes, e que precisam de orientação para prestar o atendimento no âmbito da segurança pública", informou.
Ainda, conforme Graciane Almeida, a capacitação também deverá contar com a presença de estudantes universitários de cursos de serviço social de faculdades conveniadas com a Polícia Civil para estágio. "Temos atualmente 62 estagiários nas delegacias, seccionais e divisões da Polícia Civil", detalha a assistente social.
Esse é a terceira capacitação realizada com os profissionais do atendimento social.
No mês passado, a programação teve a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, na Seccional Urbana do Guamá, em Belém. Na ocasião, estiveram presentes policiais civis e pessoas da área do atendimento social, de Belém e de cidades do interior do Pará, como Eldorado dos Carajás, Abaetetuba e Igarapé-Miri. As palestras contaram com as informações prestadas pela Delegacia de Proteção ao Idoso; pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA); e representantes do PROERD, da PM do Pará; Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg's) e as assistentes sociais da Polícia Civil, Graciane Almeida e Luzia Matos.
Comentários