POLÍCIA CIVIL PROMOVE EXAMES DE DETECÇÃO DAS HEPATITES B E C EM BELÉM
A Polícia Civil promoveu nesta quarta-feira, 10, na sede da Delegacia-Geral, atendimento de saúde aos servidores da corporação. A ação foi realizada pela Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), no auditório B da sede da Polícia Civil. Foram realizados exames para verificação de Hepatite B e C e vacinação contra Hepatite B. O farmacêutico Marcos Santos, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), explica o procedimento necessário para a realização do exame. "Nós preenchemos um formulário com os dados básicos da pessoa e na hora do resultado é feito o aconselhamento, onde nós explicamos quais são as formas de contágio, as formas de prevenção da doença e o tratamento. Nós estamos dando destaque às Hepatites B e C porque são consideradas as mais graves, que podem evoluir para cirrose ou câncer de fígado", detalha.
A enfermeira Osana Carvalho, da DAS, explica que, após a realização do exame, cada pessoa recebe as devidas orientações sobre como proceder de acordo com o resultado. "Depois do resultado, o aconselhamento é feito alertando sobre transmissão e prevenção da hepatite B e C. Assim, encaminhamos a pessoa para a vacinação. A intenção era juntar no mesmo dia o exame de verificação da doença e a vacinação para que o resultado da ação fosse mais eficaz, já que tem pessoas que não tomaram todas as doses da vacina ou que esperavam o resultado do exame para iniciar a vacinação", detalha.
Segundo ela, a DAS promoveu cerca de 1 ação por mês durante o ano e cerca de 15 ações de vacinação em 2014.
Para a investigadora Márcia Virtuoso, que trabalha na Divisão de Homicídios, a ação é importante para a prevenção de doenças. "Sempre faço os exames das ações de saúde promovidas pela DAS. É importante para prevenir doenças e estar atenta para a saúde", salienta. A ação prossegue nesta quinta feira, 11, com vacinação contra a Hepatite B, das 9 ao meio-dia, na sede da Delegacia-Geral.
Comentários