OPERAÇÃO "CARAVANA DA SEGURANÇA" RESULTA EM PRISÕES E APREENSÕES NO PRIMEIRO DIA EM ANANINDEUA E MARITUBA

A Operação "Caravana da Segurança", iniciada nesta quinta-feira, 26, em Ananindeua e Marituba, na Grande Belém, encerrou o primeiro dia com quatro presos em flagrante por envolvimento em tráfico de drogas e outro por tentativa de estupro de vulnerável. Dois mandados judiciais - busca e apreensão e outro de recaptura - foram cumpridos. De acordo com a delegada Perpétua Picanço, titular da Superintendência da Região Metropolitana de Belém, três homicídios foram esclarecidos em decorrência da ação policial. Em uma das abordagens da PM, por volta de 10h30, após denúncia, uma guarnição abordou um grupo de quatro suspeitos na rua João Avelino com Passagem José Bonifácio, bairro Maguari. No momento da abordagem, o grupo correu para dentro de uma mata. 


Após as buscas na mata, os policiais militares prenderam três adultos - José Maria da Conceição, 21 anos; Emerson Santos dos Santos, 25, e Darlisson Vander Ferreira Braga, 20 - e apreenderam, com eles, um adolescente de 16 anos. Ao serem revistados, os policiais apreenderam com o grupo, no total, 240 gramas de maconha, dinheiro, celulares e balanças digitais portáteis. Eles foram conduzidos e apresentados na Seccional Urbana do Paar, em Ananindeua, para responder por tráfico de drogas. 

Já, por volta do meio-dia, uma guarnição da PM abordou Luiz Carlos da Silva Gomes, de apelido "Tripa", em via pública em Marituba. Com ele, seis petecas de pasta de cocaína foram apreendidas. Ele foi detido pelos policiais militares - tenente Julio César e soldado Gomes Lopes - e apresentado na Seccional Urbana de Marituba. O preso já tem passagem pela Polícia por envolvimento em tráfico de drogas e atualmente estava com alvará de soltura. 

Em outra abordagem da PM, foi preso, em cumprimento a mandado judicial de busca e apreensão, Fabrício Bentes de Oliveira, 18 anos, que foi localizado em sua casa, na Passagem Oliveira, bairro de Águas Lindas. O rapaz foi entregue a uma guarnição da CIEPAS (Companhia Independente Especializada em Policiamento Assistencial), para providências. Ainda, à tarde, o foragido Ronilson Vieira de Brito, que responde a processos por homicídio e roubo, foi recapturado por policiais civis da Seccional Urbana de Marituba. 


ADOLESCENTE Ainda, durante a tarde, um adolescente suspeito de um homicídio, no Conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, foi detido por policiais civis da Delegacia do bairro e da Superintendência da Região Metropolitana de Belém, para ser ouvido em depoimento, pelo delegado Jefferson Gualberto Neves, no inquérito policial sobre o crime. A vítima é Matheus Holanda Pereira. 

FLAGRANTE Em outra abordagem, por volta de 10 horas da manhã, policiais militares da 4ª Companhia do 6º Batalhão, prenderam em flagrante Francisco das Chagas dos Santos Dias, 40 anos, na rua São Luís, bairro do 40 Horas, em Ananindeua. Ele foi apresentado ao delegado Eliézer Machado, titular da Unidade Integrada do Icuí-Guajará, para responder pelo crime de tentativa de estupro de vulnerável contra uma criança de 4 anos. O preso foi autuado em flagrante pelo crime. Conforme os policiais, o preso responde a processo criminal pelo mesmo crime e atualmente estava em liberdade por meio de alvará expedido pela Justiça.

OPERAÇÃO Coordenada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social para atuação preventiva e repressiva nos bairros de Águas Lindas, Águas Brancas, Distrito Industrial, Curuçambá, Aurá, no município de Ananindeua; e distrito de Decouville e Bairro Novo, em Marituba, a operação visa reduzir o índice de ocorrências policiais registrado nestas áreas, por meio da intensificação do combate a crimes como roubo, tráfico de drogas e homicídios. As ações serão desenvolvidas de forma integrada com o apoio do Grupamento Aéreo (Graesp) e Grupamento Fluvial (Gflu) de Segurança Pública. 

As equipes vão reforçar a fiscalização e o policiamento preventivo e ostensivo, por intermédio de várias ações: barreiras integradas, incursões, patrulhas, saturação bancária e comercial, revistas em ônibus e táxis, além das ações denominadas “Lei Seca”, “Saída Segura” e “Hypnos”. A supervisão geral da operação será realizada pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional da Segup e a coordenação está sob a responsabilidade do comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) da Polícia Militar, coronel PM Heldson Tomaso. O Posto de Comando está funcionando na Seccional da Cidade Nova. 

A operação tem a participação dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), secretaria adjuntas de Gestão Operacional, de Inteligência e Análise Criminal e de Gestão Administrativa da Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). 

A operação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saneamento de Ananindeua (Sesan), Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária (Sesau), Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran), Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesds), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob), Guarda Municipal de Ananindeua (GMA), Guarda Municipal de Marituba (GMM), Conselho Tutelar de Ananindeua e Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"