POLÍCIA CIVIL COMBATE CORTE DE CASTANHEIRA-DO-BRASIL EM ACARÁ

A Polícia Civil realizou uma operação de combate à derrubada de Castanheira-do-Brasil no município de Acará, nordeste paraense. Policiais civis da da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), sob comando da delegada Juliana Cavalcante, flagrou o momento em que Laércio da Silva Corrêa cortava uma árvore da espécie em uma área de preservação permanente na região.


Após tomar conhecimento do fato, por meio de denúncia formalizada na DEMA, a delegada montou equipe de policiais civis junto com o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” e SEMAS (Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Sustentabilidade) para se deslocarem até Acará para apurar o fato.


No Sítio Santa Rita, localizado às margens do rio Miritipitanga, os policiais ouviram o barulho de uma motosserra e passaram a andar na área até encontrar o equipamento. Foi quando Laércio foi localizado no momento em que cortava a castanheira, que é uma das árvores-símbolo da Amazônia e que está ameaçada de extinção. Ao todo, foram contabilizadas dez castanheiras extraídas. O indiciado revelou que vendia a ripa da madeira de R$ 20 a R$ 70. 

Além do corte da castanheira, Laércio foi indiciado por manter um tucano-grande-de-papo-branco em uma gaiola. O animal foi trazido para Belém pelos investigadores Lourival, Santos e Ávila e encaminhado ao Museu Paraense Emílio Goeldi onde ficará aos cuidados da equipe veterinária da instituição. Laércio foi liberado após o pagamento de fiança e também foi autuado pela SEMAS por crime ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"