DICAS SOBRE CUIDADOS COM AS NOTAS FALSAS

Toda vez que alguém recebe uma cédula, deve observar com atenção os chamados itens de segurança, para tentar evitar receber notas falsas. Algumas dicas são importantes nesse momento. Uma delas é quanto a verificação da marca d'água, a imagem latente e o registro coincidente da nota. Abaixo, relacionamos dez dicas. Tome nota:

ITENS DE SEGURANÇA: OBSERVE!
1. Observe a marca d'água. Cerca de 60% das cédulas falsas retidas pelo Banco Central não apresentam marca d'água. 

2. Sinta com os dedos o papel e a impressão, pois, o papel legítimo é menos liso que o papel comum e a impressão apresenta relevo na figura da República (efígie), onde está escrito "BANCO CENTRAL DO BRASIL" e nos números do valor da cédula. 

3. Observe a estrela do símbolo das Armas Nacionais nos dois lados da cédula. 

4. Observe as micro impressões, pois, com o auxílio de uma lente, pequenas letras "B" e "C" poderão ser lidas na faixa clara entre a figura da República (efígie) e o registro coincidente (Armas Nacionais) e no interior dos números que representam o valor. 

5. Linhas multidirecionais, pois, as notas de real também contam com linhas retas, paralelas, extremamente finas e bastante próximas entre si, dando a ideia de que houve uma impressão contínua no local. 

6. Fibras coloridas, pois, ao longo de toda a cédula, podem ser vistos pequenos fios espalhados no papel, nas cores vermelha, azul e verde, em ambos os lados. 

7. Fio de segurança, pois, há um fio vertical, de cor escura, está embutido no papel da cédula, podendo o mesmo ser facilmente visto contra a luz. Está presente em todas as cédulas, menos nas de R$ 1 e R$ 5, que apresentam, como marca d'água, a figura da Bandeira Nacional. 

8. Fibras sensíveis à luz ultravioleta. 

9. Microchancelas, pois, são as duas assinaturas - uma do Ministro da Fazenda, outra do Presidente do Banco Central do Brasil. 

10. Sempre que possível, compare a cédula suspeita com outra que se tenha certeza ser verdadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"