POLÍCIA CIVIL DESARTICULA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA RESPONSÁVEL POR FRAUDES BANCÁRIAS NA GRANDE BELÉM
A Polícia Civil cumpriu 30 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão, nesta quinta-feira, 14, durante a operação "Máscaras", coordenada pela Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT). O objetivo da operação foi desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. Ao todo, foram presas 13 pessoas envolvidas nos crimes. Entre elas, estão dois carteiros. As investigações foram presididas pelas delegadas Vanessa Lee e Karina Campelo, da DPRCT.
As prisões foram cumpridas, a partir de 5 horas da madrugada, na Região Metropolitana de Belém. Os presos e material apreendido foram conduzidos para a sede da Delegacia-Geral, no bairro de Nazaré. Cerca de 70 policiais civis participaram da ação. Entre as apreensões estão equipamentos eletrônicos, telefones celulares e documentos, como cédulas de identidade falsificadas. A organização atuava com a conivência de carteiras, que desviavam cartões de crédito para repassar aos comparsas.
Estes realizavam a fraude e conseguiam confirmar dados pessoais de acesso aos cartões, por meio de informações das vítimas em redes sociais. Com esses dados, os cartões eram desbloqueados e passavam a ser utilizados de forma ilegal pelos criminosos em fraudes bancárias. A ação criminosa teria gerado um prejuízo de mais de R$ 200 mil, na avaliação das delegadas responsáveis pelas investigações. Os presos vão responder por diversos crimes, como associação criminosa, falsificação de documentos, entre outros. Os carteiros também irão responder por peculato, que é o crime cometido por servidor público.
Comentários