POLÍCIA CIVIL PROMOVE ATENDIMENTOS VETERINÁRIOS, VACINAÇÃO E FEIRA DE ADOÇÃO NA AÇÃO ANIMAL 2015

A Polícia Civil, por intermédio da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) e Projeto Sala Verde, promoveu, neste sábado, dia 13, atendimentos veterinários; vacinação; castração e adoção de animais domésticos. Para as crianças, houve espaço para atividades educativas. Todos os serviços foram gratuitos, na sede da DEMA, na rodovia Augusto Montenegro, km-1, ao lado do Posto de Saúde da Marambaia, em Belém. Foram atendidos, no total, 170 cães e gatos previamente cadastrados pelos donos. Denominada de Ação Animal 2015, a programação é uma forma de reunir parcerias para atuar em prol da conscientização para a posse responsável e contribuir para o bem-estar dos animais de estimação. 



O investigador de Polícia e médico veterinário, Edelvan Soares, que coordena o Projeto Sala Verde, explica que, durante o ano, existem outras ações realizadas pelo Programa Sala Verde, como palestras em escolas, e que, uma vez por ano, é realizada a Ação Animal. A programação conta com vacinação antirrábica para os animais domésticos ministrada por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses de Belém. Médicos veterinários da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) prestaram atendimentos aos cães e gatos. Com apoio do Exército Brasileiro, que cedeu tendas para os atendimentos, a Ação Animal também contou com feira de adoção de cães e gatos do Canil-Gatil da UFRA. 

A Sala Verde distribuiu ainda kits com materiais informativos, caderno para anotação das vacinas e informações sobre a Lei de Crimes Ambientais, e ração aos donos dos animais. A médica veterinária Márcia Figueiredo, do Hospital Veterinário da UFRA, explica que, durante a semana, os interessados em adotar um animal devem ir até o Canil da Universidade, localizada na Avenida Perimetral, em Belém. Ali, será feito o procedimento para que seja adotado um dos cães e gatos atendidos no local. 

O veterinário do CCZ, Eliomar Sousa, explica que o Centro faz campanhas de vacinação contra a raiva durante todo ano. "A vacinação antirrábica é uma medida preventiva que visa manter livre da doença os cães e gatos que vivem nas áreas urbanas", explica. Para vacinar um animal doméstico basta procurar a sede do Centro, na rodovia Augusto Montenegro, km 11. Para ele, uma programação como a realizada na DEMA é muito importante para as pessoas. "Ajuda a informar a população sobre a posse responsável dos animais domésticos e a orientá-la de que o abandono deles é um crime", enfatiza. 

A dona-de-casa Marilda de Almeida aproveitou para levar a casal de gatos "Mascote", de seis meses, e "Mel", de cinco meses de vida, para medicar e vacinar. Ela conta que soube dos atendimentos gratuitos por meio de uma amiga que foi até a DEMA, durante a semana, para cadastrar os animais domésticos. Para ela, que esteve pela primeira vez na programação, o atendimento prestado na Ação Animal foi ótimo. Já a comerciante Regiane Santana não pensou duas vezes ao ver uma faixa, em frente à DEMA, com o anúncio da Ação Animal. "Na mesma hora, fiz o cadastro para atendimento veterinário e vacinação", diz a dona de "Mel", um cão da raça Yorkshire Terrier, ao avaliar como muito bom o atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"