ANIMAÇÃO E TRANQUILIDADE MARCAM O TERCEIRO FINAL DE SEMANA DO PRÉ-CARNAVAL DA CIDADE VELHA EM BELÉM
Ao som do Axé e debaixo de muita chuva. Assim foi o domingo no pré-Carnaval da Cidade Velha, em Belém. Mais de 20 mil pessoas lotaram as estreitas ruas do bairro ao longo de todo o percurso do cortejo carnavalesco, desde o ponto de saída localizado ao lado da Catedral da Sé, no centro histórico da capital paraense.
No terceiro final de semana da programação carnavalesca, os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado em parceria com a Prefeitura de Belém estiveram em atuação para atuar na prevenção de delitos, de acidentes, princípios de incêndios e prestar quaisquer pronto atendimentos aos brincantes. A programação prossegue até fevereiro no bairro sempre aos sábados e domingos.
PRÉ-CARNAVAL DA CIDADE VELHA |
No terceiro final de semana do Pré-Carnaval, evento tradicional do mais antigo bairro de Belém, nenhuma ocorrência considerada grave foi registrada no evento. Duas pessoas foram detidas por crime de alcoolemia, que é conduzir veículo sob influência de bebida alcoólica. As duas situações foram apresentadas na Seccional Urbana da Cremação. Sob coordenação da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (SAGO), vinculada à Secretaria de Segurança Pública, a operação de segurança do evento mobilizou mais de 120 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém e Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon), com apoio de seguranças da Liga dos Blocos, responsável pela programação no bairro.
PM ATENDEU AS OCORRÊNCIAS |
Nos pontos de acesso ao pré-Carnaval da Cidade Velha, os brincantes passaram por revista realizada por seguranças do evento. Quem compareceu com isopor com bebida em garrafa de vidro foi proibido de entrar. O agente de vias públicas da Secretaria de Economia de Belém, Cleosvaldo Silva, explica que a Secon manteve a fiscalização quanto ao acesso de bebidas alcoólicas no local. "A venda em garrafas não é permitido. Só latinhas para consumo. Só foi permitido acesso de pessoas com copos descartáveis ou latinhas para consumo pessoal", detalha. Coordenadora da operação pela Polícia Civil, a delegada Andrezza Franco detalha que esse controle de acesso feito pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Liga dos Blocos tem ajudado muito o trabalho desenvolvido pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública.
VIATURAS POSICIONADAS |
Segundo ela, todas as vias de acesso ao evento foram isoladas com grades de contenção. Ao todo, 60 vendedores ambulantes foram credenciados pela Liga dos Blocos para vender bebidas dentro da área do Pré-Carnaval. Os vendedores foram todos devidamente identificados com adesivos. Ao todo, 32 servidores da Polícia Civil participam da operação no Pré-Carnaval da Cidade Velha em cada dia do final de semana.
A equipe é dividida em duas equipes da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), duas da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), além da Unidade Móvel instalada na Praça do Carmo para prestar orientações e encaminhamentos, e da equipe de dois delegados, quatro escrivães e 3 investigadores de plantão na Seccional da Cremação, para atender as ocorrências da área do evento.
BRINCANTES FORAM REVISTADOS NA CHEGADA |
O major Neuacir Porto, comandante da operação Pré-Carnaval pela PM, explica que o trabalho integrado desempenhado com os demais órgãos voltado ao trabalho preventivo e repressivo também, caso haja alguma ocorrência de crime. "Haverá sempre policiais militares, civis e bombeiros ao longo do percurso para atender quaisquer demandas dos brincantes", ressalta. Em cada dia do final de semana, 150 policiais militares estarão em atividade, no Pré-Carnaval da Cidade Velha, até fevereiro quando termina o evento, no bairro.
A PM conta com policiamento em motocicletas, viaturas e a pé. Todo esse trabalho preventivo é monitorado pelo Centro Integrado de Operações, ao longo do percurso, explica o tenente-coronel Mário Zagalo, do CIOP. "Policiais e bombeiros se mantiveram em plataformas de observação para verificar possíveis ocorrências de delitos e acidentes", ressalta.
DELGADA ANDREZZA FRANCO |
As possíveis ocorrências de acidentes durante o percurso do Pré-Carnaval também tiveram atenção dada pelo Corpo de Bombeiros Militar.
O major bombeiro Roan Monteiro, comandante da operação pelos bombeiros, explica que 32 militares da corporação foram colocados em pontos estratégicos do evento para atuar na prevenção de acidentes, princípios de incêndio e para prestar qualquer pronto atendimento aos brincantes. "Estamos com uma viatura de combate a incêndios aqui no local e temos uma viatura de resgate, caso alguém se acidente, a viatura vai estar aqui pronta para se deslocar para o Pronto-Socorro", salienta.
O trabalho integrado dos órgãos de segurança garantiu a diversão dos foliões. Como foi o caso do supervisor de fiscalização de uma empresa de segurança eletrônica, Paulo Sérgio Pereira.
Usando máscara do Incrível Hulk, ele aproveitou o final de semana para se divertir no bloco Axé para Recordar, um dos blocos do Pré-Carnaval da Cidade Velha. "Este é o meu primeiro final de semana no evento. Pra mim, está sendo ótimo", festeja.
Para o casal de trabalhadores autônomos Márcio Furtado e Nazaré Santa Rosa veio do bairro da Brasília, na Ilha de Outeiro, em Belém, para curtir do Pré-Carnaval da Cidade Velha.
Muito animados, os dois afirmam que não perdem um dia do evento e que não descuidam da segurança também.
FOLIÕES SE DIVERTIRAM |
"Não ando com objetos de valor", detalha Nazaré, que elogiou a presença dos órgãos de segurança pública.
Morador há mais de dez anos na rua Doutor Assis, um dos corredores da folia da Cidade Velha, o servidor público aposentado Décio Cardoso, 62 anos, reúne sempre a família e amigos na sacada de sua casa, para curtir os blocos que desfilam no Pré-Carnaval no bairro. "Já virou tradição a gente chamar os familiares e todos os amigos para se juntar aqui e fazer toda essa festa", diverte-se o morador.
Comentários