OPERAÇÃO LEVA À AUTUAÇÃO DE 29 DONOS DE ESTABELECIMENTOS EM BELÉM
Coibir poluição sonora, resgatar crianças e adolescentes em locais de risco, fiscalizar estabelecimentos de diversões públicas e prevenir desordens. Esses são os principais objetivos da operação policial realizada nos últimos dias 13 e 14, nos bairros do Umarizal e Reduto, centro de Belém. Nos dois dias, 29 donos de estabelecimentos sem licença para funcionar foram autuados e os locais foram fechados. Ao todo, 44 locais, entre bares, casas noturnas e lanchonetes, foram fiscalizados.
Denominada de “operação Doca”, a ação policial contou com força-tarefa formada por policiais civis e militares, agentes do Detran, da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e Guarda Municipal. Sob coordenação das Diretorias de Polícia Especializada (DPE) e de Polícia Metropolitana (DPM), a operação foi determinada pela Delegacia-Geral da Polícia Civil, com objetivo de conter os índices de criminalidade nos bairros da capital paraense. O trabalho conta com apoio de uma Delegacia Móvel com capacidade para registrar boletins de ocorrência e fazer procedimentos no mesmo local da operação.
Os agentes percorreram as ruas dos bairros para verificar situações irregulares. O trabalho é realizado durante o período noturno sob comando da delegada Wildenyra Lima. A ação conta com policiais civis da Seccional Urbana do Comércio e das Divisões Especializadas em Meio-Ambiente (DEMA), de Polícia Administrativa (DPA) e de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). No primeiro dia, no total, 20 estabelecimentos foram fiscalizados. Destes, 19 foram autuados por falta de alvará de funcionamento.
O Detran apreendeu três veículos e autuou 12 condutores. Uma moto irregular foi retida. No segundo dia, vinte bares foram fiscalizados e dez deles receberam notificações por ausência de licença. Agentes do Detran procederam a 110 abordagens de veículos. Trinta condutores foram autuados por irregularidades. Já a CTBel autuou quatro condutores por infrações de trânsito. A ação policial continuará nos próximos finais de semana em outros bairros de Belém.
Comentários