OPERAÇÃO "HYPNOS" FISCALIZA MAIS DE 60 ESTABELECIMENTOS EM BELÉM
A Polícia Civil fiscalizou 61 estabelecimentos comerciais, neste final de semana, durante a Operação “Hypnos”. Do total, 23 foram fechados por irregularidades, como falta de alvará de funcionamento ou licença vencida. A ação policial, sob coordenação da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), teve início na noite de sexta-feira e encerramento na madrugada de ontem, domingo. Os bairros do Guamá, São Braz, Pratinha e Marambaia, e o distrito de Icoaraci, foram os alvos da operação que objetiva reduzir os índices de criminalidade na Região Metropolitana de Belém.
Pela Polícia Civil, estiveram presentes policiais da DPE, das Divisões Especializadas em Meio-Ambiente (DEMA), de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). Também estiveram presentes a Polícia Militar; Companhia de Transportes de Belém; Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Economia (Secon); Juizado da Infância e Adolescência; Guarda Municipal de Belém; Detran e Vigilância Sanitária. Iniciada em janeiro, a operação fiscaliza crimes de poluição sonora, resgate de crianças e adolescentes em situação de risco, verifica a legalidade de estabelecimentos de diversões públicas, a venda de álcool ou drogas a adolescentes, prevenção de desordens e atos de violência nos locais.
Ao longo da operação, dez adolescentes em situação de risco foram resgatados. Apenas no Guamá, foram fiscalizados 15 estabelecimentos. Destes, 13 foram fechados e os donos foram autuados e encaminhados à Divisão de Polícia Administrativa (DPA) para os procedimentos de praxe. Já em São Braz, dez locais foram fiscalizados. O estabelecimento de nome “Belém-Brasília Pousada” teve as atividades encerradas, pois os policiais encontraram no local clientes aparentando ter usado drogas.
“No local, havia diversos papelotes de cocaína no chão e baganas de maconha nos cômodos. Em um dos quartos, havia fumaça intensa”, explicou a delegada Wildenyra Lima, responsável pela operação. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária. Na Marambaia, 18 estabelecimentos foram fiscalizados e dois fechados. O mesmo número de locais fiscalizados aconteceu em Icoaraci, onde sete deles foram fechados. O Detran lavrou 15 autuações e seis remoções de veículos. A PM procedeu a 70 abordagens nos bairros.
Comentários