ASSESSOR DA POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL NO DF
A Polícia Civil do Pará esteve representada nos dias 17 e 19 deste mês, em Brasília (DF), durante o VII Encontro Nacional dos Órgãos de Controle Interno (CONACI). O assessor de Controle Interno da Polícia Civil, Cláber João Teixeira de Freitas, participou do encontro que teve por tema “Transparência e Participação Social” como meta de buscar a integração entre os órgãos responsáveis pelo controle interno e a troca de experiências quanto à transparência e o combate à corrupção. O evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, também almejou estimular a participação social no controle dos gastos públicos. A organização foi da Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal.
Entre os assuntos abordados estiveram as novas regras da contabilidade pública; a lei de Qualidade Fiscal; a Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social; o papel do controle interno e e externo; a visão do legislativo sobre fiscalização e controle, entre outros. Ao todo, cerca de 300 servidores de todo país estiveram presentes no evento que teve a participação da presidente do CONACI, Rosa Tenório; do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU); do ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU); do secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino Ribeiro de Alencar e do Auditor Geral do Estado, Roberto Amoras.
Além de Cláber Freitas, a delegação do Pará contou com os auditores fiscais Geraldo Castro, Rogério Arruda, Auxiliadora Sampaio e Renato Almeida da Auditoria Geral do Estado do Pará. Para o assessor de Controle Interno da Polícia Civil, o evento foi uma experiência muito positiva. “A participação no Encontro e os debates acrescentam profissionalmente e fortalecem os Agentes de Públicos de Controle. E este fortalecimento é importante, tendo em vista a necessidade de transparência dos Governos. É de extrema relevância que essa prática de premiação implementado pela Auditoria Geral continue, porque mostra o reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido pelo profissional", declarou Cláber, aos 36 anos de serviço público com atuação desde 1999 como APC na Polícia Civil.
Comentários