SERVIÇOS DA OPERAÇÃO "XINGU" CHEGAM A ALTAMIRA NO SUDOESTE

Milhares de pessoas compareceram ontem ao Centro de Convenções de Altamira em busca dos serviços oferecidos pelo programa Pró-Paz Cidadania, como parte da Operação Cidadania Xingu, que leva aos municípios da área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte vários benefícios à população. Emissão de documentos, corte de cabelo, fotos 3x4 e ações de saúde garantiram o sucesso no primeiro dia da operação. Entre as pessoas que aguardaram na fila pelo atendimento havia histórias semelhantes de adultos que nunca tiveram um documento de identidade, crianças sem certidão de nascimento e jovens tirando sua primeira carteira de trabalho.
Alessandra Serrão/Ag. Pará
EMISSÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE
A estudante Lidiane Santos, 17 anos, sempre usou apenas sua certidão de nascimento como documento. “Agora que vou ter carteira de identidade, vou poder tirar outros documentos e me matricular em uma escola”. A dona de casa Nazaré Ferreira saiu de uma aldeia indígena do Xingu e enfrentou um dia de viagem para tirar a certidão de nascimento da filha. “Se não fosse essa operação, a minha filha ia ficar sem certidão”, disse ela.

A aposentada Maria de Fátima, 65 anos, acompanhada dos três netos, aproveitou todos os serviços do Pró-Paz Cidadania. “Ficamos 3 horas dentro de um barco para chegar até aqui. Já levei as crianças ao médico e dentista, e ainda vou tirar o documento de cada um, porque uma oportunidade dessas nós não podemos perder”, ressaltou.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o ministro de Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, participaram do primeiro dia da Operação Cidadania Xingu e visitaram todos os serviços oferecidos no Centro de Convenções. “Estamos dando início a uma nova fase da presença dos governos na região do Xingu, sem nenhuma conotação político-partidária. Nosso foco é garantir saúde, desenvolvimento e educação para a população”, enfatizou o ministro Afonso Florence.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"