OPERAÇÃO LEVA ÀS APREENSÕES DE 12 CAIXAS DE SOM NA CAPITAL
Operação da DEMA (Divisão Especializada em Meio-Ambiente) resultou na manhã desta quarta-feira, 21, nas apreensões de 12 caixas de som amplificado no centro comercial da capital paraense. A ação policial sob coordenação dos delegados Luiz Alcântara e Virgínia Nascimento, atendeu às denúncias feitas sobre os elevados níveis de som na área, o que caracteriza o crime de poluição sonora, de acordo com a lei de crimes ambientais. Com apoio de três peritos em três equipes policiais, a DEMA iniciou a fiscalização por volta de 09h30. Os agentes percorreram as ruas Santo Antônio e João Alfredo, principais ruas do centro comercial, e nas travessas Frutuoso Guimarães e Treze de Maio.
A operação foi finalizada por volta de 12h30 com as apreensões e notificações dos donos dos estabelecimentos. Conforme a delegada, responsável pelo serviço Disque-Silêncio da DEMA, o número de denúncias sobre o elevado nível de som gerado por estabelecimentos comerciais levou à realização da operação para conter os abusos da poluição sonora. A ação policial contou com um levantamento prévio dos locais onde os níveis de som estavam acima do permitido por lei. “Eram desde armarinhos, lojas de confecção e variedades, até óticas”, explicou a delegada Virgínia Nascimento.
No momento da abordagem aos locais, os policiais se posicionaram em pontos estratégicos das vias públicas. “Alguns dos equipamentos de som estavam sob responsabilidade de DJs, operadores de áudio, que foram notificados a comparecer à DEMA para responderem pelo crime”, explicou. Todos deverão comparecer nesta quinta-feira na unidade policial para prestar declarações. Os equipamentos permanecerão apreendidos à disposição da Justiça.
Comentários