O primeiro balanço parcial da segunda fase da Operação “Sentinela do Norte” foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira, 11. Até o momento, foram apreendidas 200 pedras de óxi de cocaína e dois quilos de pasta da drogas. Ao todo, 1.755 veículos foram abordados em vias públicas com 86 autos de infração lavrados contra os condutores. Destes veículos, 55 foram removidos pelo Detran e outros 14 receberam notificações. Foram contabilizadas 812 abordagens de pessoas para averiguações. A operação é uma realização do Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará. Iniciada às 8 horas da manhã de hoje, a operação policial prosseguirá durante a noite e se prolongará pela madrugada deste sábado. As ações da área de Segurança Pública acontecem simultaneamente na Região Metropolitana de Belém e interior do Pará. Estão em atuação policiais civis e militares, agentes do Detran e de órgãos municipais do trânsito. A primeira fase da operação ocorreu no início desta semana com revistas em todos os presídios do Pará.
 |
FISCALIZAÇÕES NO TRÂNSITO |
Agora, policiais realizaram abordagens em barreiras de fiscalização de condutores de veículos, como motos e carros de passeio, em transportes coletivos e incursões em vias públicas. A meta principal é a diminuição dos índices de criminalidade em todo Estado. Na Grande Belém, o posto de comando da operação foi instalado no Comando-Geral da Polícia Militar, no bairro do Marco, sob coordenação do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, e do subcomandante-geral da PM, coronel Carlos Augusto Oliveira da Silva. Durante a manhã, as equipes envolvidas na ação se reuniram nas sedes de Seccionais Urbanas da Polícia Civil na RMB e interior do Estado.
 |
APREENSÕES |
FLAGRANTES No bairro da Cremação, duas mulheres foram flagradas com drogas. Uma delas estava com cerca de 100 petecas de cocaína. A outra com 350 gramas de pedra de “óxi”. Barreiras foram montadas nas principais vias do bairro. A PM entrou em ruas transversais para abordar suspeitos e condutores de veículos. No distrito de Outeiro, Ramon Rodrigo Pantoja Batista, 23 anos, e Marcos Paulo Rodrigues Castro, 20, foram flagrados por policiais militares durante abordagem na orla da localidade com 1,7 quilo de pasta de cocaína transportados em uma moto. Em outra abordagem, na área da praia do bairro Brasília, Davisson da Silva Rocha foi flagrado com um revólver calibre 38. Ele foi autuado por porte ilegal de arma. Ambos foram apresentados na Delegacia de Outeiro. Já em Marituba, no bairro São Francisco, Ariana Larissa Reis Nascimento, 21 anos, e uma adolescente de 17 anos foram flagradas com 17 petecas de cocaína. Também, por tráfico de drogas, foi preso Driellyson Jorge Costa da Silva, 22, com quem foram apreendidas 143 petecas de cocaína e uma arma caseira. Ele responde processo por homicídio e era procurado pelo crime ocorrido em 13 de setembro passado, na 7ª Rua do município.
 |
DROGAS APREENDIDAS |
 |
FLAGRADOS COM DROGAS EM OUTEIRO |
 |
ARMA DE FOGO ILEGAL |
 |
DAVISSON ROCHA |
PREVENÇÃO Pela Polícia Militar, estão em atuação todos os Batalhões e Zonas de policiamento da capital. A “Sentinela do Norte” visa potencializar o policiamento ostensivo e preventivo, com a execução de várias ações integradas de segurança pública e defesa social, como o patrulhamento das ruas, fiscalização itinerante e autuações, a fim de reduzir os índices de ocorrências policiais, as infrações de trânsito, roubos em transportes coletivos, garantir a ordem pública, o respeito ao ordenamento jurídico e a efetividade no combate à criminalidade, especialmente ao tráfico de drogas, nas diversas regiões do estado. A operação leva às ruas um número expressivo de agentes de segurança de todas as instituições da área, que participam das ações policiais denominadas "Barreiras", "Saturação" e "Incursão". Em Belém e demais cidades da RMB, o efetivo policial que atua na operação envolve homens do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Missões Especiais (CME), ambos da Polícia Militar. Também participam da segunda fase da mega operação, agentes do Centro Estratégico Integrado (CEI), Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Polícia Civil (Diretoria de Polícia Metropolitana, Delegacia de Polícia Especializada e Grupo de Pronto Emprego), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém e Companhia de Transportes de Belém.
Comentários