POLÍCIA CIVIL PROMOVE DEBATE SOBRE SERVIÇO SOCIAL NAS DELEGACIAS
A Polícia Civil promoveu nesta terça-feira, 1º, o Seminário de Serviço Social da Polícia Civil do Pará na Delegacia-Geral em Belém, com objetivo de trocar experiências que envolvem comunidade acadêmica, assistentes sociais da Polícia Civil e outros profissionais envolvidos no atendimento a população. O evento foi organizado por assistentes sociais que atuam em Delegacias, Seccionais e Divisões de Polícia na capital e interior do Estado. Ao todo, a Polícia Civil conta com 30 profissionais de Serviço Social responsáveis em prestar o primeiro atendimento às pessoas que procuram as unidades policiais em busca de seus direitos. Estiveram presentes estudantes universitários do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de faculdades privadas de Belém.
SEMINÁRIO NA POLÍCIA CIVIL |
Na abertura do seminário, o delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, enfatizou a importância do trabalho realizado pelos assistentes sociais nas Delegacias. "Entendemos que, pelo menos, 40% das situações que chegam às Delegacias não são casos de Polícia, mas que podem se tornar caso de Polícia se não receberem o devido atendimento. Essas situações são levadas aos assistentes sociais que dão os devidos encaminhamentos", destacou. Atayde acrescenta que se não houvesse a presença dos assistentes sociais nas Delegacias, o número de processos que são enviados à Justiça seria o dobro do que é encaminhado. O delegado-geral enfatizou que é meta da gestão da Polícia Civil a melhoria da qualidade do atendimento prestado por esses profissionais nas Delegacias. "Estamos investindo para dar uma melhor estrutura nas Delegacias e melhorar o atendimento social", asseverou.
EVENTO NA DELEGACIA-GERAL |
Além disso, ressaltou o delegado-geral, a Polícia Civil tem atuado em parceria com as instituições de ensino superior para fortalecer cada vez mais os vínculos entre a Segurança Pública e o meio acadêmico", garantiu. A coordenadora do programa Defesa e Paz Social da UFPA, professora Verônica do Couto Abreu, citou o apoio e o incentivo cada vez maior dados pela administração da Polícia Civil em prol da valorização do Serviço Social nas Delegacias. De acordo com a assistente social Graciane Almeida, coordenadora dos assistentes sociais da Polícia Civil, o tema do evento será “Saberes e Práticas do Serviço Social na Segurança Pública”.
ABERTURA DO SEMINÁRIO |
O seminário foi elaborado com base em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de estudantes de Serviço Social da UFPA. Durante o evento estarão presentes ainda professores e orientadores de estágios, e outros profissionais da área de Segurança Pública. O Seminário vai contar com ciclo de palestras. “Queremos discutir sobre política de Segurança Pública, falar das dificuldades e de que práticas para melhorar a qualidade do atendimento prestado pelos assistentes sociais”, explica Graciane. Entre as atividades prestadas pelos assistentes sociais nas Delegacias estão as mediações de conflitos entre familiares e vizinhos, e a prestação de orientações e encaminhamanto da população em busca de serviços, como emissão de documentos, entre outros. Outra meta do evento é a troca de experiências com temáticas na área de Segurança Pública e Direitos Humanos para melhoria na prática profissional e qualificação para atuar na prevenção da violência, além de fortalecer os laços acadêmicos entre a Polícia Civil e as Universidades.
EVENTO |
Além de representantes do setor de Serviço Social da Polícia Civil e da Coordenação do curso de Serviço Social da UFPA, o evento conta com representantes do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social). As assistentes sociais Lana Angélica e Luzia de Paula fizeram a apresentação dos atendimentos prestados pelos assistentes sociais na Polícia Civil. Elas mostraram um estudo feito há três anos sobre o perfil de pessoas atendidas na Seccional Urbana do Guamá. O evento prosseguiu com a apresentação do TCC dos estudantes universitários sobre o atendimento social nas Delegacias. As professoras universitárias Veronica Abreu e Vera Paracampo falaram sobre as atividades dos profissionais da área. À tarde, a delegada Christiane Lobato, diretora da DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente), abordou o tema “Violência e Juventude”. Após mesa de debates sobre Direitos Humanos e Serviço Social, o evento foi encerrado com a palestra "Construção do Saber em Segurança Pública”.
Comentários