DELEGACIA LIDERA NÚMERO DE PROCEDIMENTOS NA DRCO EM 2011

A Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRFVA), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) foi a unidade que mais gerou procedimentos no ano de 2011. Somados, inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) chegaram a 173. O diretor de Polícia Especializada, João Bosco Rodrigues Jr., explica que a Polícia Civil tem trabalhado de forma intensa para combater esse tipo de crime. Na última segunda-feira, 16, uma quadrilha responsável por roubos de veículos na capital paraense foi presa pela DRFVA. “A delegacia trabalha de forma integrada. O foco é na Região Metropolitana de Belém, porém todo veículo roubado ou furtado em qualquer lugar do Estado é registrado para que as buscas iniciem de forma imediata em todas as delegacias”, ressalta.

Depósito de Veículos Apreendidos
VEÍCULOS APREENDIDOS
O registro é feito no SisTransito, ao qual todas as barreiras policias tem acesso. “Assim que o roubo é registrado no sistema, todas as barreiras das policiais estadual e federal passam a ter um controle para evitar a saída do veículo”. O delegado ressalta que algumas medidas, como estacionar em local escuro, deixar bolsas e objetos de valor visíveis sobre os bancos e namorar ou conversar dentro do veículo devem ser evitadas, já que despertam o interesse de bandidos. Quem tiver seu carro roubado deve ligar para o serviço 190 e comunicar o caso à delegacia mais próxima, que irá iniciar as buscas imediatamente. “As primeiras 24 horas são essênciais para as buscas. Quanto mais rápido o proprietário avisar a policia, maior será a chance da polícia recuperar o veículo”.

Delegado João Bosco
DELEGADO JOÃO BOSCO
ISENÇÃO DE IPVA Os proprietários que tenham veículos roubados ou furtados não precisam efetuar o pedido de isenção do IPVA junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). O registro de furto e roubo é feito automaticamente no sistema de informações fazendárias, desde que a informação conste no sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), ou seja, quando o contribuinte formaliza o furto ou roubo junto à autoridade policial. Em caso de recuperação do veiculo, o débito proporcional será lançado, automaticamente, com base nas datas informadas no sistema Renavam.

TEXTO E FOTOS: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ GOVERNO DO ESTADO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"