SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO TRANSFERE PRESOS
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) conteve uma tentativa de motim na tarde desta segunda-feira (16), na Central de Triagem da Cremação, em Belém. Cerca de 50 detentos atearam fogo em lençóis e toalhas por volta das 13h30, quebraram a câmera de segurança e jogaram café quente no vice-diretor da unidade. Eles pediam a transferência de presos para outros estabelecimentos da Susipe. A tentativa foi frustrada porque a direção da Central já havia solicitado a transferência de seis presos, o que foi feito, e também devido à rápida ação da equipe da Rotam (Rondas Táticas Metropolitanas) e do Corpo de Bombeiros. O fogo foi contido e todos os detentos passaram por revista.
TRANSFERÊNCIA DE PRESOS |
O diretor da Central, Anderson Palheta, solicitou a punição de dois dos envolvidos na movimentação, com medidas disciplinares, pelos danos na câmera de segurança do estabelecimento e pela violência contra o vice-diretor. Eles foram autuados e responderão por danos ao patrimônio, desordem e tentativa de agressão. A Central da Cremação tem capacidade para 80 presos, mas atualmente abriga 158. O coordenador geral penitenciário, coronel Jean Marcel, informou que a transferência dos internos da Central de Triagem já havia sido decidida antes da tentativa de motim.
Segundo ele, a Susipe vem tomando todas as providências para conter a superlotação nas carceragens, entre as quais a construção e ampliação de unidades penais. “Serão criadas 2.500 novas vagas no Sistema Penitenciário do Pará, com as 12 casas penais que já estão sendo concluídas, ampliadas ou em processo de licitação para o início das obras”, informou. Os investimentos no aumento do número de vagas no Sistema Penitenciário ultrapassam os R$ 40 milhões, incluindo recursos federais e do Tesouro estadual.
A relação abaixo contém as fases de construção das novas unidades penais:
1 - Centro de Progressão Penitenciário de Belém, com 96 vagas – já ativado.
2 - Centro de Recuperação Regional de Breves, com 128 vagas – previsão de conclusão para março de 2012.
3 - Penitenciária Feminina de Marabá, com 86 vagas – previsão de conclusão para outubro de 2012.
4 - Penitenciária Feminina de Santarém, com 86 vagas - previsão de conclusão para outubro de 2012.
5 - Centro de Recuperação Regional de São Félix do Xingu, com 128 vagas – previsão de conclusão para dezembro de 2012.
6 - Cadeia Pública para presos jovens e adultos (de 18 a 29 anos), em Santa Izabel do Pará, com 400 vagas – previsão de conclusão para junho de 2012.
7 - Centro de Triagem Metropolitano II, em Santa Izabel do Pará, com 300 vagas – previsão de conclusão para julho de 2012.
8 - Centro de Triagem Metropolitano III, em Santa Izabel do Pará, com 300 vagas – previsão de conclusão para julho de 2012.
9 - Centro de Triagem de Marabá, com 300 vagas – previsão de conclusão para setembro de 2012.
10 - Centro de Triagem de Santarém, com 300 vagas – previsão de conclusão para novembro de 2012.
11 - Centro de Triagem de Tomé-Açu, com 300 vagas - licitação para as obras aguarda publicação no Diário Oficial do Estado.
12 - Ampliação da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, com 320 vagas – previsão de conclusão para maio de 2012.
Comentários