EVENTO CARNAVALESCO TERÁ REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA
Para garantir um Carnaval tranquilo para os brincantes e moradores do bairro da Cidade Velha, neste final de semana, quando será realizado um cortejo de blocos, os órgãos de segurança pública vão trabalhar em conjunto. A Polícia Militar terá uma equipe extra para o evento. Serão 74 homens, doze cavalos e seis viaturas para rondas e pontos base de policiamento. Por causa do impedimento do tráfego de carros nas ruas onde passam os cortejos, a maior parte do policiamento será feito a pé ou pela polícia montada. “Essa é uma estrutura que irá somar ao policiamento já existente na área”, ressalta o major Simão Salim Júnior, subcomandante do Policiamento da Capital.
O Corpo de Bombeiros terá seis viaturas de resgate e incêndio, que ficarão posicionadas estrategicamente próximas aos palcos. O efetivo direcionado para a Cidade Velha no próximo sábado será de 45 homens, que farão serviço preventivo de vistoria das instalações elétricas, extintores e palcos. A Polícia Civil vai instalar uma delegacia móvel no largo do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), para atender as ocorrências de baixo risco. As ocorrências mais graves serão encaminhadas para a Delegacia do Comércio. Equipes da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Divisão de Polícia Especializada (DPE) e Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) farão o reforço da área. Agentes da inteligência trabalharão disfarçados para identificar possíveis focos de tráfico de drogas ou qualquer atitude suspeita entre os brincantes.
Educação – A novidade deste ano é que o xixi na rua virou caso de polícia. A atitude anti-cidadã, que incomoda, mas que ainda é praticada livremente por muita gente, terá punição rigorosa. A orientação aos policiais é de prender quem for pego urinando em logradouro público. “A medida é para proteger o patrimônio público e particular. Serão mais de 60 banheiros químicos espalhados em todo o percurso do evento. Não tem desculpa para o folião não usar o banheiro”, diz o delegado João Bosco, responsável pela Diretoria de Policiamento.
O Bumbarqueira é uma realização do governo do Estado, através da Secretaria Especial de Promoção Social, Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Fundação Curro Velho, Fundação Carlos Gomes, Instituto de Artes do Pará (IAP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Prefeitura de Belém, Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Sesc Pará, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Hemopa, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Universidade Estadual do Pará (Uepa), Escola de Governo do Pará (EGPA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros,Cruz Vermelha, Pro Paz, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Celpa, Organização Social Pará 2000 e ONG No Olhar.
Comentários