POLÍCIA CIVIL TERÁ NOVO SISTEMA DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
Começa a funcionar, a partir da próxima segunda-feira, 13, um novo sistema de registro de boletins de ocorrência policial nas Delegacias: o Sisp Offline. O novo sistema possibilitará o registo dos BO's quando o sistema Sisp Web (acessado pela Internet), utilizado nas Delegacias da Polícia Civil, estiver fora do ar. A ferramenta foi apresentada, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, a policiais civis da região metropolitana de Belém, por profissionais da Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Pará), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema, sob supervisão da Polícia Civil. O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e do delegado-geral Nilton Atayde. O sistema será implantado, inicialmente, nas Seccionais Urbanas de São Braz, Marambaia e Cidade Nova, e na Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A meta, segundo explica o diretor de Informática da Polícia Civil, Altemir Pacheco, é implantar gradativamente, o Sisp Offline nas demais Delegacias.
APRESENTAÇÃO DO NOVO SISTEMA |
Segundo Lourenço Monteiro, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, a versão offline do Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública) vai diminuir as reclamações da população quando ocorre o chamado “sistema fora do ar” que impede o registro de boletins de ocorrências policiais nas Delegacias. Ele avalia positivamente o sistema Sisp Web atualmente instalado nas Delegacias do Pará. “Temos um dos melhores sistemas de registro e monitoramento de ocorrência policiais do Brasil”, ressalta. Durante a apresentação do Sisp Offline feita pelo analista de sistemas de Prodepa, Luiz Guilherme Cruz, os policiais civis puderam esclarecer algumas dúvidas quanto à nova ferramenta.
Ele explicou que o sistema vai entrar em operação automaticamente quando houver ausência de comunicação com o servidor do sistema. Um sinal em vermelho será a identificação do Sisp Offline, que tem o mesmo formato do Sisp Web. Quando estiver operando o sistema offline (fora do ar), as ocorrências ficarão registradas no próprio computador usado pelo escrivão da Polícia Civil. O sistema Offline vai gerar um número do boletim de ocorrência, ao final do registro. O boletim de ocorrência registrado no Sisp Offline é igual ao do Sisp Web. O documento será impresso normalmente para ser entregue ao usuário. Assim que sistema voltar ao ar, os dados da ocorrência registrada no Sisp Offline vão migrar para o Sisp Web automaticamente. Para Luiz Fernandes Rocha, a implantação do sistema offline representa uma nova etapa na história do registro de boletins de ocorrência policial no Brasil e que coloca o Pará na frente de muitos Estados brasileiros em avanços tecnológicos para registros de Bos em Delegacias. “Vamos ter um serviço de qualidade para todo Estado”, ressalta.
Comentários