POLÍCIA CIVIL E PRODEPA IMPLANTAM NOVO SISTEMA EM DELEGACIAS
A Diretoria de Informática da Polícia Civil e a Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Pará) começaram a instalar, nesta segunda-feira, 13, o novo sistema de registro de boletins de ocorrências policiais nas Delegacias: o Sisp Offline. O sistema já está instalado e em operação nas Seccionais Urbanas de São Braz, na capital, e da Cidade Nova, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Nas duas unidades policiais, a partir de agora, será possível continuar a registrar os BO's (boletins de ocorrências) mesmo se o sistema Sisp Web (acessado pela Internet) estiver fora do ar, possibilitando que as ocorrências sejam registradas sem paralizações e garantindo o atendimento ao usuário. Estiveram presentes na instalação do Sisp Offline os técnicos da Diretoria de Informática da Polícia Civil, Sérgio Duarte e Olinda Neves, e o analista de sistemas da Prodepa, Luiz Guilherme Cruz. Eles instalaram o novo sistema, inicialmente, nos computadores da Seccional Urbana de São Braz. De acordo com Sérgio Duarte, o sistema offline entra, automaticamente em atividade, no momento em que, por algum motivo técnico, o Sisp Web sai do ar, permitindo que os boletins de ocorrência continuem a ser registrados normalmente, permitindo o registro do número e impressão do documento ao usuário.
NOVO SISTEMA EM OPERAÇÃO EM SECCIONAL DE POLÍCIA |
Após o retorno do sistema via internet, os dados registrados no sistema offline migram automaticamente para o Sisp Web. "O sistema vai facilitar ao usuário, uma vez que não vai mais acontecer aquela situação de sair da Delegacia com aquela frustração de não ter o seu registro feito", reforça. Ele explica que, pelo cronograma de instalações do sistema em unidades policiais, elaborado pela Polícia Civil e Prodepa, as próximas unidades a receberem o sistema Offline são, na próxima quarta-feira, a Seccional Urbana da Marambaia e a Delegacia de Jaderlândia em Ananindeua. Já na próxima quinta-feira, o sistema deverá ser instalado na Delegacia de Benevides e na Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) em Belém. Ao longo das próximas semanas, o novo sistema será expandido para outras Delegacias na região metropolitana de Belém e no interior do Estado, até atingir a meta final de que todas as Delegacias do Pará já estejam com o sistema instalado para funcionamento.
USUÁRIA (À DIREITA) ELOGIOU NOVO SERVIÇO |
Sérgio Duarte salienta que a Polícia Civil é pioneira nesse tipo de sistema de registros de boletins de ocorrência policial em todo Brasil. Segundo Luiz Guilherme Cruz, os motivos que levam à queda do sistema Web são variados, pois o funcionamento da rede depende do bom funcionamento dos servidores do sistema. Ele ressalta, contudo, que as quedas no sistema via internet não são frequentes e que, por muitas vezes, os fatos que levam ao sistema sair do ar são locais, como problemas nos pontos de internet instalados em Delegacias, por exemplo. A instalação do novo sistema foi bem recebido por funcionários e usuários na Seccional Urbana de São Braz. Para o atendente da unidade policial, Kelson Barros, o novo sistema vai ajudar em muito o trabalho desenvolvido na Seccional, pois vai evitar com que os cidadãos saiam da Delegacia sem ter registrado o boletim de ocorrência.
LUIZ GUILHERME (PRODEPA) E OLINDA (POLÍCIA CIVIL) |
COR VELMELHA IDENTIFICA SISP OFFLINE |
A diarista Josilene Silva, que pela manhã procurou a unidade policial para registrar boletim de ocorrência de perda da carteira de meia-passagem de seu filho, elogiou o novo sistema Sisp Offline. "Com certeza, vai facilitar a vida de todos", comentou. A nova ferramenta foi apresentada, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, a policiais civis da região metropolitana de Belém, por profissionais da Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Pará), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema, sob supervisão da Polícia Civil, na sexta-feira passada.
O evento foi presidido pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e pelo delegado-geral da Polícia Civil Nilton Atayde. A meta, segundo o diretor de Informática da Polícia Civil, Altemir Pacheco, é implantar gradativamente, o Sisp Offline nas demais Delegacias. A versão offline do Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública) vai diminuir as reclamações da população quando ocorrer o chamado “sistema fora do ar” que impede o registro de boletins de ocorrências policiais nas Delegacias. No visor do monitor do computador, um sinal em cor vermelha será a identificação de que o Sisp Offline está ativo. O sistema tem o mesmo formato do Sisp Web. Quando estiver operando o sistema offline (fora do ar), as ocorrências ficarão registradas no próprio computador usado pelo escrivão da Polícia Civil. O sistema Offline vai gerar um número do boletim de ocorrência ao final do registro. O boletim de ocorrência registrado no Sisp Offline é igual ao do Sisp Web. O documento será impresso normalmente para ser entregue ao usuário. Assim que sistema voltar ao ar, os dados da ocorrência registrada no Sisp Offline vão migrar para o Sisp Web automaticamente.
Comentários