DATA MOBILIZA REDE DE ASSISTÊNCIAS ÀS CRIANÇAS EM BARCARENA

A equipe da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) encerrou, nesta quinta-feira, 29, três dias de atividades no município de Barcarena, nordeste do Estado. Com apoio de duas Unidades Móveis, uma delas do Programa Pró-Paz e outra do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, a equipe recebeu e apurou denúncias de crimes sexuais contra crianças. Houve ainda articulação com os integrantes da rede de proteção de crianças e adolescentes que atuam no município. Sob a coordenação da delegada Simone Edoron, em atendimento à determinação da delegada Christiane Lobato, diretora da DATA, a equipe apurou quatro denúncias de crimes contra crianças e adolescentes nos três dias. Dos quatros casos, um era de violência sexual e outro de violência doméstica (maus-tratos no lar). As outras duas denúncias não foram comprovadas.

As vítimas receberam atendimento pericial e psicossocial, além de encaminhamento para atendimento médico no município. De acordo com a delegada Simone Edoron, na quarta-feira foi realizada uma reunião com os membros da rede de articulação para proteção de crianças e adolescentes no município. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, entre representantes da Defensoria Pública, Poder Judiciário, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças, Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), médicos, professores, delegados de Polícia, policiais militares, integrantes de organizações não governamentais e representantes de entidades da sociedade civil organizada.

De acordo com a delegada, o encontro foi bastante produtivo. “Queremos que cada gestor entenda qual seu papel na rede de atendimento às crianças e adolescentes e orientamos para montagem de um fluxo de atendimento no município”, informou. A reunião teve cerca de cinco horas de duração. Ela acrescentou que, além de apresentar o programa Pró-Paz Integrado, a reunião fechou com o agendamento de um novo encontro no município programado para os dias 23, 24 e 25 de abril para dar continuidade às discussões sobre a articulação para atender casos de violência contra crianças e adolescentes. A DATA esteve presente no município com a equipe formada pela escrivã Delmira, investigadores Magno e Bandeira e assistente social Lurdes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"