OPERAÇÃO LEVA À APREENSÃO DE 15 MOTOS IRREGULARES EM TUCURUÍ
A Polícia Civil divulgou neste domingo, 25, os resultados da operação “Tucuruí Em Paz” realizada no município com a finalidade de combater os crimes ambientais (poluição sonora), crimes contra a vida, contra o patrimônio e, principalmente, o roubo e o furto de veículos automotores. As ações policiais foram coordenadas pelo delegado Herbert Renan Silva de Souza, titular da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, e pelo delegado Sandro Rivelino da Silva Castro, diretor da Seccional Urbana de Tucuruí, junto com os capitães Augusto César da Silva Teixeira e Joanildo de Castro Teixeira, comandante e subcomandante da 15ª Zona de Policiamento, respectivamente, em atendimento à determinação do delegado Sílvio Maués, diretor de Polícia do Interior.
MOTOS APREENDIDAS |
A operação redundou na fiscalização de diversas casas de festas, bares e similares e no fechamento do estabelecimento denominado “Bar Só Sucesso”, na rua João Pessoa, bairro Jardim Colorado. No local, foi constatada a presença de adolescentes desacompanhados dos responsáveis em uma festa. O proprietário foi notificado para ser advertido formalmente pela infração administrativa. Durante as barreiras de fiscalização de veículos realizadas em vários pontos da cidade, foram apreendidas quinze motocicletas em situação irregular. Elas foram encaminhadas ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito do Pará) para as providências de sua alçada.
A operação surtiu efeito na diminuição das ocorrências de crimes contra a pessoa, tipo lesão corporal, bem como de crimes contra o patrimônio. O trabalho contou com as equipes policiais da 15ª Seccional Urbana de Tucuruí; da 15ª Zona de Policiamento da Polícia Militar e do 13º Batalhão da Polícia Militar; do Grupamento Tático Operacional (G.T.O.), da PM, e do Detran. As ações de combate e repressão ao crime vão continuar. "Vamos combater os crimes, principalmente, os homicídios, latrocínios, estupros, furto, roubo de veiculo automotor e a poluição sonora, delitos que atormentam a sociedade local, e assim, levar mais tranquilidade aos moradores do município", enfatizou o delegado Herbert Renan.
JURACI RODRIGUES |
LADRÃO DE VEÍCULOS Durante a operação, foi preso Juraci Rodrigues da Silva, de apelido "Kaique", por envolvimento em furtos e roubos de veículos em Tucuruí e no Maranhão. A guarnição comandada pelo cabo Josias de Barros Franco, do Destacamento da Polícia Militar de Novo Repartimento, conseguiu efetuar a prisão em flagrante do acusado que estava de posse da motocicleta marca Honda CG 125 Fan KS, placa NSK-2445, com ocorrência de roubo na cidade de Marabá. A partir da prisão dele, os policiais conseguiram a recuperação de outra motocicleta roubada de marca Honda/ Pop 100, placa NSH-8876, levada do município de Pacajá. O veículo foi roubado durante apropriação indébita cometida por “Kaique”, em Tucuruí. "A moto foi vendida para Leondes da Costa Viana em Pacajá, onde ele (Leondes) foi detido em flagrante e também conduzido para a Seccional, onde os dois foram devidamente autuados em flagrante em procedimento já homologado pela Justiça local", explicou o policial civil.
VEÍCULO RECUPERADO |
Após a apresentação, Juraci Rodrigues da Silva foi interrogado pelo delegado Sandro Castro e confessou a prática de roubo de outros veículos. Os policiais civis José Santiago e Leonardo Huet, em atendimento à determinação superior, passaram a investigar as informações prestadas pelo preso e conseguiram encontrar outro veículo roubado pelo acusado. Desta vez, o carro Ford Fiesta, placa NXB-5633, foi subtraído pelo acusado em Imperatriz (MA). O automóvel havia sido revendido em Tucuruí para Antonio Carlos Marques da Silva. Este, por sua vez, já havia repassado o carro para Rucelly Alencar Nascimento. Diante disso, os policiais civis sob a coordenação do delegado Sandro Castro efetuaram a prisão em flagrante de Rucelly, enquanto o outro foi devidamente indiciado por sua participação no crime.
Juraci confessou ainda o furto de outra motocicleta marca Honda NXR 150 Bros, placa JUR-1056, subtraída na zona rural de Goianésia do Pará e indicou Edmilson Meles, como receptador do veículo. Meles foi localizado e indiciado pelo crime. "Salientamos que, todos os receptadores indiciados durante a operação, confessaram que o acusado Juraci lhes vendeu sem apresentar qualquer documentação, apenas na informação de que apresentaria posteriormente, sem efetuar uma checagem aprofundada sobre a procedência dos veículos e assim concorrendo dolosamente para a prática delituosa", asseverou o delegado Sandro.
Juraci da Silva foi reconhecido por outras vítimas de roubos de motocicletas no município e responderá por mais estes procedimentos policiais. "Isso demonstra a periculosidade do preso, pois ele cometia os crimes de diversas formas, desde por meio de malícia para emprestar um veículo, apropriando-se do mesmo sem uso de violência, até praticar a substração com uso de arma de fogo e ameaças, agindo em vários municípios da região, tais como Tucuruí, Pacajá, Goianésia do Pará e até no Estado do Maranhão, mais precisamente na cidade de Imperatriz. Ele permanecerá encarcerado à disposição do Poder Judiciário local", enfatizou o delegado. As ações conjuntas das Polícias Civil e Militar visam atender à determinação do delegado Herbert Renan Silva de Souza, titular da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, de acordo com as orientações da Diretoria de Polícia do Interior, sob direção do delegado Sílvio Maués, para combater de maneira eficaz os crimes contra o patrimônio e dar mais segurança à população.
Comentários