INDICIADOS PAI E FILHO POR CRIMES CONTRA IDOSA NA CAPITAL

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), da Polícia Civil, instaurou nesta quarta-feira (4), inquérito policial para apurar denúncias de maus-tratos e desvio de proventos financeiros de uma idosa de 92 anos no bairro da Sacramenta, em Belém. O caso foi denunciado à unidade policial vinculada à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) que enviou equipe policial e assistentes sociais à casa da mulher para investigar a denúncia. No endereço, situado na Rua Doutor Marcelo, nº 130, entre Avenida Júlio César e Passagem das Garças, os agentes se depararam com a idosa Josefa Gomes da Silva sozinha no interior de um imóvel de madeira em condições insalubres e sob risco de acidente doméstico. De acordo com a delegada Soranda Nascimento, titular da Deai, denúncias anônimas levaram a equipe da Delegacia ao local para apurar os fatos.

Quarto em que dorme a idosa
QUANTO EM DORMIA A IDOSA
Idosa
IDOSA
Na casa moram, além da idosa, o filho dela, o lavador de carro José Luiz Caccebe, de 53 anos, e o filho dele, Tiago Luiz Caccebe de Ataíde, de 24 anos. A equipe chegou ao local por volta de 11h50. Cerca de 10 minutos depois, Tiago chegou à casa. Já José Luiz chegou ao imóvel por volta de 13 horas. Eles foram ouvidos no local pela delegada e equipe de assistentes sociais que ficará responsável pela elaboração de um relatório de visita social. Familiares da idosa, que residem em outra casa aos fundos do imóvel, também prestaram declarações. Eles relataram que a idosa seria agredida pelo neto – Tiago Luiz. Segundo os relatos, o rapaz seria viciado em drogas e apresentaria um temperamento agressivo com a avó.

José Luiz, filho da idosa
JOSÉ LUIZ, FILHO DA IDOSA
Tiago Luiz, neto da idosa
TIAGO LUIZ, NETO DA IDOSA
Ainda, de acordo com as denúncias, a anciã estaria com um dos braços fraturado sob suspeita de agressão física. No entanto, em conversa com a idosa, ela relata que a sequela teria ocorrido tentava atravessar uma ponte na rua já há algum tempo. A delegada apurou também que a anciã recebe proventos no valor líquido de R$ 700 referentes à pensão e à aposentadoria, contudo, o dinheiro estaria sendo usado de forma indevida pelo filho. “Ele chegou a fazer dois empréstimos em nome da mãe”, ressaltou. Diante disso, a delegada determinou a instauração de inquérito policial e indiciou José Luiz com base no artigo 102, do Estatuto do Idoso, por se apropriar ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento da idosa, dando-lhes aplicação diferente de sua finalidade.

Banheiro da casa
BANHEIRO DA CASA
Cozinha da casa
COZINHA DA CASA
Já o neto da idosa, Tiago Luiz, vai responder em dois artigos da mesma lei. Um deles é o de número 99 pelo crime de expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, da idosa, submetendo-a a condições desumanas ou degradantes ou privando-a de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo. O outro artigo é o 96, parágrafo 1º, por desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa por qualquer motivo. Ainda, de acordo com a delegada, os familiares da idosa receberão acompanhamento social por parte de assistentes sociais. Quanto à idosa, a delegada vai preparar um relatório sobre o caso em que irá requerer medidas de proteção para a anciã solicitando o afastamento do neto dela. Por enquanto, a idosa permanecerá na casa junto aos familiares até posterior determinação.

FOTOS: JOEL LOBATO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"