OPERAÇÃO REDUZ HOMICÍDIOS DOLOSOS EM PARAUAPEBAS
A operação "Eirene III" realizada de forma integrada pelas Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Departamento de Trânsito do Estado, Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), Vigilância Sanitária, Departamento de Arrecadação, Secretaria de Urbanismo (Semurb) e Secretaria de Meio-Ambiente, em Parauapebas, sudeste do Pará, ainda trazem reflexos positivos para a cidade. Até esta quinta-feira, 19, nenhum homicídio doloso, em que o autor tem a intenção de matar a vítima, foi registrado no município. O balanço final das ações desenvolvidas durante a operação foi divulgado pela Seccional Urbana de Parauapebas, nesta quinta-feira.
BARREIRA POLICIAL EM VIA PÚBLICA DE PARAUAPEBAS |
Com objetivo de reduzir os índices de criminalidade registrados na cidade de Parauapebas, mantendo a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico, com ações preventivas e repressivas, visando garantir a proteção ao patrimônio e a segurança da população, aumentando a sensação de segurança da sociedade local, a operação policial resultou nas apreensões de 11 mil mídias "piratas" (CDs e DVDs), conforme relatório da Semurb.
Os agentes recolheram ainda 89,86 quilos de carne em situação irregular no açougue “Rei do Boi” e outros 63,92 quilos de carne suína e frango retirados do açougue “Ki Frango”. No total, 160 veículos e 335 foram abordados em via pública para averiguações. Dentre os veículos, a maioria (83) eram veículos particulares.
A Polícia Civil lavrou cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), procedimento policial por crime que não gera prisão em flagrante. Dois TCOs foram por condução de veículo sem habilitação, e os demais por desacato; ameaça e receptação culposa. Os agentes policiais efetuaram rondas em diversos pontos comerciais para coibir a receptação e o comércio ilegal de mercadorias ou objetos de origem suspeita ou sem procedência. "As abordagens de pessoas tiveram a meta de buscar a apreensão de material contrafeito ou proveniente de roubo, furto, contrabando ou descaminho e pirataria", explicou o delegado Antônio Miranda Neto, titular da Seccional Urbana de Parauapebas.
Os agentes efetuaram ainda barreiras policiais de fiscalização nas principais vias de acesso ao município, a fim de prevenir e reprimir a prática de infrações de trânsito e roubo praticado contra transporte coletivo, bem como a fiscalização e revista de pessoas. Ainda, dentro da operação, foram realizadas outras ações específicas, como as operações "Anjos da Guarda", com objetivo de verificar as presenças de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou em situação de risco, e operação Hypnos que fiscalizou estabelecimentos como casas noturnas, bares e boates, para coibir o funcionamento de locais sem a devida licença ou com presença de adolescentes. Quinze estabelecimentos foram fiscalizados em oito bairros. As ações irão prosseguir no município em datas não previamente divulgadas pelas Polícias locais.
Comentários