POLÍCIA CIVIL INICIA CURSO DE CAPACITAÇÃO DO GRUPO DE PRONTO-EMPREGO
A Polícia Civil, por meio da Academia da Polícia Civil do Pará (Acadepol), deu início, neste sábado, 26, ao Curso de Capacitação da 4ª Turma do Grupo de Pronto-Emprego (GPE). O objetivo é qualificar policiais civis aprovados em processo seletivo para ingresso ao grupamento de operações especiais da Polícia Civil. Ao todo, 20 servidores policiais, entre escrivães, delegados e investigadores, da região metropolitana de Belém e interior do Estado, passarão, durante um mês, à disposição da Acadepol em tempo integral. A aula inaugural foi realizada no auditório A, da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, deu as boas vindas aos policiais civis.
O curso de capacitação elaborado pela Acadepol tem a finalidade de dotar os policiais civis de conhecimentos técnicos para atuação em áreas específicas da Polícia Civil.
Durante o curso, os servidores receberão conhecimentos teóricos e práticos para desenvolvimento das atividades operacionais com eficiência e eficácia, conforme os padrões exigidos em um grupo de operações especiais. Ao todo, serão 190 horas/aula de carga horária, de 26 de maio a 22 de junho, com aulas de 8 horas diárias, nos turmas da manhã e tarde. As aulas serão realizadas na sede do GPE, situada no Complexo da Polícia Civil, e no IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), em Marituba, região metropolitana de Belém.
A coordenação acadêmica do curso ficará a cargo da Divisão de Ensino (DEN), da Academia, sob a supervisão e orientação da escrivã da Polícia Civil, Jacira Jeanete de Oliveira. Os policiais civis terão, entre outras disciplinas, aulas sobre “Fisiologia da Atividade Policial”; “Direitos Humanos”; “Inteligência Policial”; “Aspectos Psicológicos do Uso de Armas de Fogo”; “Técnicas Especiais de Abordagem”; “Condicionamento Físico” e “Gerenciamento de Crises”. De acordo com o diretor de Ensino da Acadepol, João Alberto Maciel, os policiais serão o tempo todo instruídos pela equipe do GPE, sob a coordenação do investigador Eric Cavalcante.
Durante o período do curso, os agentes serão preparados para agir em ações táticas específicas. “Eles terão aulas sobre entrada em ambiente confinado, tiro tático, técnicas de comboio, uso de equipamentos de proteção individual, de armas letais e menos letais e uso diferenciado da força”, ressalta. Ao final do curso, os policiais civis estarão formalmente habilitados a integrar o GPE, unidade especial da Polícia Civil ligada diretamente ao gabinete da Delegacia-Geral da Polícia Civil. O grupamento atua de acordo com as necessidades operacionais surgidas no curso das ações policiais e da Segurança Pública, nos casos que exijam conhecimento tático especializado e preparo profissional.
Comentários